Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Ex-conselheiro tutelar é esquartejado e tem a boca fechada com cadeado no Ceará

Captura De Tela 2025-06-28 Às 19.11.45.Jpg

Record TV prepara novo especial sobre Fabrício Alves em Paulo Afonso

GBarbosa abre oportunidades de emprego em Paulo Afonso; confira as vagas

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

“A Lei Maria da Penha precisa estar nas escolas”, diz Evinha sobre o projeto ‘Agosto Lilás’

Última atualização: 27/08/2021 08:45
Compartilhar
Foto: Divulgação/Assessoria
Compartilhar

A vereadora Evinha Oliveira (Solidariedade), propôs uma sessão especial para tratar a violência doméstica e familiar, em referência ao ‘Agosto Lilás’ que aborda o tema. A Câmara aprovou por unanimidade há cerca de duas semanas, e realizou-a na manhã desta quinta-feira (26).

Evinha convidou a assistente social Elaine Soares Silva, a comandante do programa Ronda Maria da Penha, subtenente Elisângela de Lima Souza e a empreendedora Manu Siqueira, dona de uma clínica de estética.
No decorrer da exposição de cada convidada, da própria vereadora, a constatação de como o refúgio e o conforto do lar se tornou justamente o lugar mais perigoso para mulheres que sofrem violência, especialmente no período pandêmico.

E por isso mesmo a importância de políticas públicas que deem autonomia financeira a elas; uma rede de proteção com profissionais capacitados e disposição de equipamentos como abrigos para ampará-las e, por fim, educação em nível escolar desde logo para as crianças sobre a Lei Maria da Penha, “meninos e meninas”.

“Além da lei é preciso ter a consciência. Então a lei é boa, mas é preciso cumprir. A gente ensinando as nossas crianças, acabamos com essa cultura de achar que a agressão é um direito do homem. Acontece durante o depoimento de alguns agressores, quando eles acham que sim, que têm o direito à agressão porque se trata da esposa dele. Por isso eu vou apresentar um projeto para que se discuta a Lei Maria da Penha nas escolas”, avaliou Evinha.

A Assistente Social Elaine Soares, A Comandante Do Programa Ronda Maria Da Penha, Subtenente Elisângela De Lima E A Empreendedora Manu Siqueira. | Foto: Divulgação/Assessoria

A parlamentar disse que é comum tratarem necessidades ligadas às mulheres como coisa sem valor e que recebeu críticas quando propôs que a prefeitura colocasse absorventes nas cestas básicas.
“Várias pessoas – homens a maioria-, disseram que era “besteira”. Pergunte a mulher que não tem como sair de casa porque está menstruada e não tem absorvente?, a gente precisa parar de invalidar a fala de quem está vivendo esses processos. ”

Evinha disse que fez várias postagens em referência ao Agosto Lilás e muitas mulheres a procuraram para relatar que sofreram violência psicológica dentro das repartições públicas. “Muitas vezes a pessoa tem um chefe, uma pessoa indicada, que violenta moralmente quem trabalha com ele.”

“Meu intuito foi esse, chamar atenção para a violência contra a mulher, e que seja assim durante o ano inteiro, que não esperemos até agosto do ano que vem.”

RELACIONADAS

Foto: Bahia Notícias
TJ-BA: Corregedoria pede PAD contra juíza de Barreiras
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Alistamento militar 2025: prazo final nesta segunda
Foto: Divulgação
OAB-BA pede informações sobre greve na Justiça Federal
Foto: Divulgação
Felipe Santana preside PSD Jovem Bahia em nova composição
Foto-No-Tamanho-Home-2025-06-30T095218.370.Jpeg
Operação da PF na Bahia encontra R$ 3,2 milhões em gavetas: o que se sabe sobre fraudes
20250630_1412_Celular E Dinheiro_Remix_01Jz0X3Ssfe6A8Y81R04C05Q2C.jpg
PIS 2025: confira as datas de pagamento restantes até 15 de agosto

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Cenário Político

TRT-BA inaugura nova sede em Salvador com mais acessibilidade

Cenário Político

CNH gratuita: Governo da Bahia encerra hoje inscrições para alunos da rede estadual e pessoas de baixa renda 

Cenário Político

Bahia recebe 25 novos peritos médicos e governo Lula promete reduzir filas do INSS no estado

(Imagem: Miss.cabul//Shutterstock)
Cenário Político

Trump: Comprador do TikTok nos EUA já está definido

Foto: Bruno Spada/Câmara Dos Deputados
Cenário Político

Disputa política em Alagoas afeta nomeação para o STJ

Taxa É Fundamental Para O Controle Da Inflação No Brasil - Imagem: Rafastockbr/Shutterstock
Cenário Político

Taxa Selic atinge 15%: entenda o impacto no seu bolso

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Cenário Político

Ministério da Saúde: nova vacina meningite para bebês no SUS

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Cenário Político

Brasil adere a declaração global por direitos LGBTQIA+

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?