Um voo da Azul com destino a Marabá, no Pará, programado para decolar às 13h15 de sexta‑feira (26) do Aeroporto Internacional de Belém foi cancelado depois que um passageiro anunciou que levava uma bomba a bordo.
O que aconteceu
Durante o embarque, o passageiro informou à tripulação que havia um artefato explosivo dentro de uma caixa. Ele foi detido no local e conduzido para prestar depoimento à Polícia Federal que atua no aeroporto.
A concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA) acionou imediatamente o plano de contingência previsto nos protocolos de segurança. As equipes fizeram inspeções na aeronave e nas bagagens.
Segundo a NOA, “as autoridades competentes, incluindo a Polícia Federal, realizaram a inspeção da aeronave e das bagagens, e descartaram a presença de qualquer artefato explosivo”.
Impacto e providências
A Azul disse que o cancelamento foi uma “medida preventiva de segurança” e que trabalharia na reacomodação dos passageiros afetados. A companhia programou um voo extra para sábado (27) para atender os clientes prejudicados e, em nota, lamentou eventuais transtornos.
As autoridades e a concessionária informaram ainda que as demais operações no aeroporto transcorreram normalmente, sem registro de impacto em outros pousos e decolagens.