Um tamanduá foi resgatado na manhã desta terça-feira (21) no condomínio Wilson Teles, em Abrantes, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (BA). A equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) realizou a retirada do animal do local.
A aposentada Lusmarina Cotrim disse que viu o tamanduá ao sair para caminhar. Para evitar que ele se machucasse, ela prendeu os cachorros e colocou um cesto sobre o animal até a chegada da polícia, além de acionar a Polícia Militar.
A equipe da Coppa encaminhou o tamanduá ao Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Pituaçu, onde passará por avaliação veterinária antes de ser devolvido à natureza.
O que fazer ao encontrar um animal silvestre?
Com as fortes chuvas, é comum que animais saiam de seus habitats em busca de abrigo. Então, o que fazer se encontrar um bicho assim?
- Evite o contato direto.
- Afastem animais domésticos do local.
- Acione a Coppa pelo número 190.
A comandante da Coppa, tenente-coronel Érica Patrícia, reforçou essas orientações e explicou que episódios como esse tendem a aumentar em períodos de chuva intensa.
A Polícia Militar da Bahia lembra que machucar ou capturar animais silvestres configura crime ambiental, conforme a Lei n.º 9.605/1998, e pode acarretar prisão e multa.
A ação rápida da moradora e da Coppa evitou que o tamanduá se ferisse, e agora o animal segue recebendo cuidados no Cetas antes de retornar ao meio natural.