Última hora
PMPA - 5736
Polícia

Suplente De Deputado É Preso Por Importunação Sexual No Ceará

Suplente de deputado estadual Pedro Lobo (PT) foi preso na segunda-feira (2) por suspeita de importunação sexual contra mulher em aeroporto de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Redação ChicoSabeTudo
02 de fevereiro, 2026 · 11:41 2 min de leitura
Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Pedro Lobo, suplente de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), foi preso na segunda-feira (2), em Juazeiro do Norte, no Ceará. A Polícia Federal informou que a detenção aconteceu sob suspeita de importunação sexual contra uma mulher de 33 anos dentro do aeroporto da cidade.

Publicidade

Segundo o relato da vítima, que denunciou o caso no próprio aeroporto, o parlamentar teria encostado e esfregado suas partes íntimas nela no momento do desembarque de um voo. Após a denúncia, Pedro Lobo foi levado à delegacia para os procedimentos cabíveis.

O que é importunação sexual?

A importunação sexual é um crime grave, que foi incluído no Código Penal brasileiro em 2018. Ele acontece quando alguém pratica um ato libidinoso (com intenção sexual) contra outra pessoa, sem o consentimento dela. O objetivo é satisfazer a própria lascívia ou a de terceiros. Diferente do assédio, a importunação sexual é caracterizada por um ato físico ou contato indesejado. A pena para esse tipo de crime pode variar de um a cinco anos de prisão.

A denúncia imediata da mulher foi fundamental para a rápida ação da polícia. Após a prisão e o registro da ocorrência, a pessoa presa geralmente passa por um exame de corpo de delito, que é uma perícia médica importante para reunir provas do crime. O resultado desse exame, junto com outras evidências coletadas pela Polícia Federal, será essencial para a decisão judicial sobre se Pedro Lobo continuará preso ou não.

Quem é Pedro Lobo?

Publicidade

Pedro Lobo é uma figura conhecida na política cearense. Em 2022, ele concorreu ao cargo de deputado estadual e ficou como sexto suplente pela Federação Brasil da Esperança, que reúne os partidos PT, PCdoB e PV. Ele já assumiu o mandato de deputado na Assembleia Legislativa do Ceará em caráter temporário em agosto de 2024 e, mais recentemente, voltou a ocupar uma cadeira como titular em junho de 2025. Sua prisão causou grande repercussão no cenário político local e nacional.

Leia também