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Polícia e investigação

Professora acusada de transfobia denuncia aluna por calúnia e difamação; Alunos da UFBA fazem protesto

A tensão na sala de aula resultou em denúncias mútuas e uma onda de debates no campus universitário

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

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Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o que começou como um debate em sala de aula na disciplina de “Produção e Circulação de Conteúdos e Mídias Digitais” tornou-se um caso policial. A professora Jan Alyne Barbosa, acusada por sua aluna Liz Reis de transfobia e racismo, registrou queixa por calúnia, difamação e danos contra a estudante. O confronto ocorreu na terça-feira (12), marcando a primeira vez que Liz Reis, uma mulher trans, assistiu à aula.

Áudio revela tensão

Um áudio ao qual o g1 teve acesso captura momentos tensos na sala de aula. Nele, a professora Jan Alyne tenta redirecionar o debate para o tópico da aula, mas é interrompida e questionada por Liz Reis. A discussão escalou quando a estudante corrigiu a professora por usar um pronome masculino, o que fez Liz acusá-la de não a “enxergar como uma mulher”.

Reconhecimento de erro

Em entrevista ao g1, Jan Alyne reconheceu que interpretou erroneamente a identidade de gênero de Liz Reis. “Eu confundi minha interpretação, de fato. Eu errei”, admitiu a docente.

Procedimentos legais

Posteriormente, Liz Reis alertou que abriria um processo contra a professora. Em resposta, Jan Alyne saiu da sala em busca de um servidor, alegando sentir-se intimidada. A situação fez com que outros estudantes interferissem, pedindo calma a ambas as partes.

Consequências no campus

No dia seguinte ao incidente, Liz Reis liderou um protesto no campus da UFBA, intensificando o debate sobre questões de gênero e respeito mútuo na educação. Por sua vez, Jan Alyne alegou que a estudante interferiu em sua autonomia docente. “Ela queria ser a professora ali. É chocante”, comentou.

Este caso, agora nas mãos da polícia e submetido a perícias, levanta questões fundamentais sobre a convivência em espaços educacionais e respeito às identidades individuais.

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