Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem embriagado resiste à prisão, é flagrado com drogas e danifica viatura da PM em Paulo Afonso

Jovem de 18 anos é preso com revólver calibre .38 e munições no BTN III, em Paulo Afonso

Esposa de jovem executado em Delmiro Gouveia revela detalhes do crime

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Polícia e investigação

Professor da UFAL sofre racismo: “Cara de vagabundo”, dizem alunos

Professor da UFAL, Tiago Zurck, denuncia injúria racial por alunos em grupo de WhatsApp. Caso é registrado na Polícia Federal.

Última atualização: 27/06/2024 10:37
Compartilhar
Compartilhar

O professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Tiago Zurck, denunciou ter sido vítima de racismo por alunos da instituição. Ele procurou a Polícia Federal de Alagoas para registrar a ocorrência de injúria racial, crime equiparado ao racismo no Brasil. O caso ocorreu em um grupo de WhatsApp com estudantes da área da saúde da UFAL, e Zurck registrou um Boletim de Ocorrência na quarta-feira (26).

- Anúncio-

Tiago Zurck, que leciona disciplinas de Políticas Educacionais, Gestão e Avaliação Educacional, divulgou prints das mensagens que configuram o crime de racismo. Em uma das conversas, um aluno afirmou que o professor tem uma “baita cara de vagabundo”.



					Professor Da Ufal Denuncia Ter Sido Vítima De Racismo Por Alunos: 'Cara De Vagabundo'

O conflito teve início após um desentendimento entre Zurck e um grupo de alunos que defendia o fim da greve na instituição. Segundo o professor, ele foi assediado e alvo de racismo durante as tentativas de diálogo. Além das ofensas, os alunos compartilharam o perfil profissional de Zurck no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, incluindo sua foto e os valores que recebe, expostos no Portal da Transparência.

- Anúncio-

“Os alunos tentaram me intimidar, mas foram além: me chamaram de vagabundo. Ao se referirem à minha foto no perfil institucional (homem preto de tranças nagô), disseram que eu ‘tinha a maior cara de vagabundo’ e que, se um dia fosse exonerado, ‘seria um vagabundo porque não saberia fazer outra coisa'”, relatou o professor.

Na quarta-feira (6), Zurck, acompanhado da Reitora Honorária da UFAL, Valéria Correia, compareceu à Superintendência da Polícia Federal, no bairro Jaraguá, para registrar a ocorrência por injúria racial.

“Sofri muito com LGBTFobia e racismo durante a vida. Essas práticas existentes em nossa sociedade marcam a nossa vida e o nosso ‘quem sou’. De alguma forma vamos enfrentando essa realidade e lutando para lidar com ela. Alguns escolhem não enfrentá-la ou não a percebem, outros se colocam na vanguarda de lutar para mudar essa realidade, mas confesso que o ocorrido me deixou abalado e triste”, desabafou Tiago Zurck.



					Professor Da Ufal Denuncia Ter Sido Vítima De Racismo Por Alunos: 'Cara De Vagabundo'

- Advertisement -

O professor expressou sua dor ao dizer: “Por mais que saiba, no momento, que a nossa aparência e cor são associadas à representatividade (significado) de ‘vagabundo’, por um breve momento, ainda que pequeno, é como se tudo que luto, busco construir, acertando e errando nessa jornada, não tivesse valor.”



					Professor Da Ufal Denuncia Ter Sido Vítima De Racismo Por Alunos: 'Cara De Vagabundo'

TAGS:injúria racialPolicia FederalracismoTiago ZurckUFAL

MAIS LIDAS

Esposa de jovem executado em Delmiro Gouveia revela detalhes do crime
Polícia e investigação
Jovem de Sítio do Quinto morre após passar por preenchimento de glúteo com hidrogel
Polícia e investigação
SineBahia de Paulo Afonso divulga novas vagas de emprego nesta terça-feira (16)
Curiosidades e Tecnologia
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Antonio Derli Da Rocha, De 55 Anos, É Apontado Como Chefe De Uma Organização Criminosa Do Estado De Goiás Com Atuação No Tráfico Interestadual De Drogas.
Polícia e investigação

Polícia Civil prende em Lauro de Freitas líder de organização de Goiás

Suspeito De Roubar Bar E Agredir Dono É Preso Em Castro Alves.
Polícia e investigação

Homem de 33 anos é preso em Castro Alves por roubo em Santa Terezinha

Polícia e investigação

Pastor é preso na Bahia suspeito de abusar mulheres em “rituais de purificação”

Polícia e investigação

CPR-Nordeste, com sede em Paulo Afonso, passa a ser liderado pelo Coronel Daniel Figueiredo

Polícia e investigação

Menino morre após cair em cacimba durante festa de aniversário da mãe em Alagoas

Polícia e investigação

“Mestre dos Magos”, traficante que “desaparecia” da polícia é capturado durante operação

Foto: Intel Free Press/Wikimedia Commons
Polícia e investigação

Fast Shop fecha acordo com MPSP na Operação Ícaro

Foto: Arquivo Pessoal
Polícia e investigação

Homem é morto com 18 tiros dentro de casa em Feira de Santana

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?