Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Ex-mulher atraiu professora para emboscada e assistiu assassinato cometido por três homens, diz polícia

Avó, filha, neta e quatro cachorros são encontrados mortos em apartamento

Foto: Reprodução/Alô Juca

Sequestro e morte de mulher em Candeias: investigação em andamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Polícia e investigação

Preconceito e Homofobia: Soldado da PM morre após denunciar colegas de profissão e superiores

Carlos Bahia dos Santos: uma tragédia após denúncias de preconceito entre colegas em Açailândia

Última atualização: 11/08/2023 19:40
Compartilhar
Compartilhar

Em um recente acontecimento no Maranhão, o soldado Carlos Bahia dos Santos, 31, da Polícia Militar, veio a falecer após 13 dias de internação em UTI no hospital Carlos Macieira, São Luís. Carlos havia sido transferido de Açailândia e, segundo relatórios médicos, sofreu duas paradas cardíacas, vindo a falecer às 6h38.

Anteriormente, no dia 29 de julho, Carlos tentou tirar a própria vida depois de fazer graves denúncias. Ele alegou ter sido vítima de agressão e homofobia por colegas militares de Açailândia. Essas denúncias estão atualmente sob investigação tanto da polícia quanto do Ministério Público do Maranhão.

A situação ganha contornos ainda mais sensíveis, considerando uma mensagem que Carlos enviou a um superior. Ele afirmou: “Depressão não é frescura. Diga também a ele que o seu pedido de perdão não deve ser direcionado a Deus, mas sim às suas vítimas. Fui esquecido pelos meus irmãos.”

O caso gerou ampla mobilização de entidades de defesa dos direitos humanos. A Rede de Cidadania de Açailândia, por exemplo, destaca a existência de até cinco possíveis crimes relacionados ao incidente, incluindo lesão corporal, injúria com teor homofóbico, abuso de poder, tortura e incitação ao suicídio.

Marlon Reis, advogado do soldado, manifestou a urgência em abordar e combater casos de preconceito e LGBTfobia. Outras vozes, como a de José Carlos Almeida, um dos coordenadores do Coletivo Ayá, se manifestaram a respeito, pontuando a gravidade e a necessidade de responsabilização dos envolvidos.

Em junho, Carlos já havia denunciado ser vítima de agressão e homofobia por colegas militares, alegando também uma falta de resposta eficaz do comando para proteção. Relatos indicam que sua casa foi invadida, ele foi detido, sofreu agressões físicas e foi alvo de comentários homofóbicos.

Em busca de justiça e proteção, Carlos procurou o Ministério Público do Maranhão e denunciou os incidentes. Ele também buscou apoio da Rede de Cidadania de Açailândia.

Em resposta, o governo do Maranhão declarou que houve uma “troca de comando no Batalhão de Açailândia”. A Polícia Militar afirmou que segue princípios e normas da Constituição Federal e não compactua com práticas de intolerância.

A importância do acolhimento em situações de vulnerabilidade é destacada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida). A organização, com seus 3,5 mil voluntários, atende uma média de 8 mil ligações diárias, oferecendo apoio a quem necessita.

Leila Herédia, porta-voz do CVV, reforça a necessidade de foco em prevenção e no diálogo aberto sobre saúde mental, buscando quebrar tabus e encorajar pessoas a pedir ajuda quando necessário.

TAGS:Carlos Bahia dos Santosdenúncia preconceitodestaquehomofobia AçailândiaPM Maranhão

RELACIONADAS

Foto: Divulgação / Ssp-Ba
Homem de 71 anos acusado de estupro é preso em Itabuna após reconhecimento facial
Foto: Reprodução / Câmara Dos Deputados
Fazenda de Eunício Oliveira sofre invasão armada com envolvimento de facção
Foto: Divulgação / Ssp-Ba
Operação Narke 3: prisão e buscas em Arraial d’Ajuda fortalecem investigação contra tráfico
Foto: Reprodução
Menino é detido após agressão e furtos na Estação Acesso Norte
Foto: Marcelo Casall Jr / Agência Brasil
Violência racial no Brasil: mais de 92% das vítimas em 2023 eram negras
Foto:
Fogo na Avenida General Graça Lessa bloqueia trânsito em Salvador

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução
Polícia e investigação

Homem desarmado tenta roubar mulher na Avenida Garibaldi e é interceptado por moradores

Fotos: Reprodução Alô Juca
Polícia e investigação

Corpo é encontrado na praia da Preguiça em Salvador; Polícia investiga

Polícia e investigação

Corpo de idoso de 77 anos é encontrado com sinais de violência em bar em Mata Grande

Polícia e investigação

Encharcada de gasolina, mulher escapa de ser carbonizada pelo ex após mais de 20 fósforos falharem

Polícia e investigação

Desabamento de telhado deixa quatro trabalhadores feridos durante obra em Delmiro Gouveia

Polícia e investigação

Homem é preso após furtar TV em igreja de Rodelas (BA)

Polícia e investigação

Homens bebem agrotóxico achando ser “raizada” e morrem em Belém do São Francisco

Foto: Divulgação / Águia Resgate
Polícia e investigação

Homem de 49 anos morre em acidente de moto na Bahia

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?