Imagine a cena: a polícia conseguiu prender um foragido perigoso bem no centro de Porto Seguro. Ele estava se preparando para uma cirurgia em uma clínica particular. Que momento para ser pego, não é?
Este é Henrique Lage Ferreira, de 39 anos, mais conhecido como “Pé de Pano”. Para quem acompanha o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, ele figurava como o “10 de Paus”. Ele era procurado pela justiça por bons motivos.
Os crimes e a liderança
Pé de Pano tinha dois mandados de prisão preventiva esperando por ele. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Porto Seguro e estavam ligados a homicídios qualificados, crimes cometidos com extrema violência na região.
As investigações foram a fundo e apontam algo sério. O criminoso exercia um papel estratégico na cadeia de comando do crime organizado no sul da Bahia. Sua atuação era direta, especialmente no tráfico de drogas em Arraial d’Ajuda, no Extremo Sul baiano.
A chegada e a captura
Ele não estava em Porto Seguro o tempo todo. Havia retornado da cidade de São Paulo na terça-feira anterior, no dia 27. Assim que “Pé de Pano” colocou os pés na Bahia de novo, ele passou a ser monitorado de perto pelos setores de inteligência das forças de segurança.
A oportunidade perfeita surgiu. Quando os policiais receberam a informação de que ele daria entrada na clínica para fazer uma cirurgia que não era de urgência, as equipes foram até o local. Os próprios profissionais de saúde confirmaram que o procedimento era eletivo. Isso garantiu que a prisão pudesse ser feita de forma segura, sem riscos.
Quem participou dessa ação? A operação foi coordenada pelas Polícias Civil e Militar da Bahia. Teve ainda o apoio fundamental do Ministério Público estadual, através do Gaeco, e a participação das secretarias de Segurança Pública (SSP) e Administração Penitenciária (Seap).