Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

Polícia investiga presidente da Coopmac por assédio em Conquista

Operação Custódia Fiel da Polícia Civil investiga Isaac Silva Figueira, presidente da Coopmac, por violência psicológica e assédio moral contra funcionárias em Vitória da Conquista.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
30 de janeiro, 2026 · 17:56 2 min de leitura
Foto: Divulgação / Redes Sociais
Foto: Divulgação / Redes Sociais

A Polícia Civil da Bahia deflagrou uma operação importante nesta sexta-feira (30) em Vitória da Conquista, na Bahia. O alvo é Isaac Silva Figueira, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), investigado por crimes sérios como violência psicológica, injúria e assédio moral contra duas funcionárias da instituição. A ação, batizada de Operação Custódia Fiel, busca garantir que a justiça seja feita e que provas importantes não sejam eliminadas.

Publicidade

As denúncias que levaram à operação são graves. As investigações da polícia mostram que o ambiente de trabalho na Coopmac, sob a gestão de Isaac Silva Figueira, era de controle extremo e bastante agressivo. As funcionárias, que são as vítimas, teriam sido forçadas a ouvir comentários ofensivos sobre seus corpos, recebiam apelidos pejorativos e sofriam ataques diretos à sua vida pessoal.

Essa rotina de agressões constantes e psicológicas trouxe problemas sérios para a saúde mental das trabalhadoras. Elas começaram a ter crises de pânico, ansiedade e até agorafobia, que é um medo intenso de lugares abertos ou de multidões. Tudo isso afetou muito o bem-estar e a capacidade delas de trabalhar.

Tentativa de Esconder as Provas

O caso tomou um rumo ainda mais preocupante quando a própria diretoria executiva da cooperativa fez uma apuração interna. Essa investigação confirmou os abusos cometidos pelo presidente. No entanto, Isaac Silva Figueira teria convocado uma reunião de emergência para tentar anular todo o processo e dar a ordem de destruir todos os documentos que serviam como prova.

Publicidade

Foi justamente para evitar essa manobra que a Polícia Civil agiu. Os policiais foram até a Coopmac com o objetivo claro de proteger essas provas. A operação deu certo: uma pasta lacrada, cheia de documentos que o investigado queria sumir para atrapalhar a justiça, foi apreendida. Esse material será fundamental para a investigação.

Próximos Passos da Investigação

Diante da seriedade dos fatos, a Justiça já tomou algumas medidas. Isaac Silva Figueira está proibido de se aproximar ou conversar com uma das vítimas envolvidas no caso. Essa é uma medida de proteção essencial para a segurança e tranquilidade da funcionária.

A investigação da polícia segue em frente, e o inquérito policial continua para que o presidente seja responsabilizado criminalmente. As autoridades afirmam que os documentos recuperados na operação de hoje serão cruciais para entender completamente todas as irregularidades que aconteceram durante a gestão de Isaac Silva Figueira na cooperativa.

A ação de hoje foi organizada pela 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista e contou com o apoio do grupo GATTI Sudoeste. As denúncias iniciais indicavam que o gestor usava sua posição para intimidar as vítimas de forma constante, entre os meses de fevereiro e novembro.

Leia também