Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

Polícia da Bahia ganha reforço de 'superdrones' com câmeras térmicas para caçar facções

Equipamentos de alta tecnologia conseguem identificar suspeitos em matas e locais de difícil acesso, mesmo durante a noite.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
27 de março, 2026 · 22:42 1 min de leitura

As forças de segurança da Bahia agora contam com cinco novos "superdrones" para reforçar o combate ao crime organizado e monitorar grandes eventos no estado. As aeronaves não tripuladas foram entregues às Polícias Militar e Civil nesta sexta-feira (27), em Salvador, após um investimento de aproximadamente R$ 700 mil.

Publicidade

O grande diferencial desses aparelhos é a câmera com função termal. Essa tecnologia permite que os policiais identifiquem criminosos escondidos em áreas de mata fechada ou locais escuros através do calor do corpo, garantindo mais precisão em operações de inteligência.

Com uma velocidade que chega a 90 km/h, os drones possuem um zoom potente de até 400x. Isso significa que a polícia consegue identificar placas de veículos e pessoas a uma distância de 5 quilômetros, sem que os suspeitos percebam a presença do equipamento no ar.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o alcance de transmissão chega a 40 quilômetros. Além de vigiar facções, os equipamentos serão usados pela Polícia Militar no interior do estado para monitorar conflitos agrários e planejar ações táticas com maior segurança para os agentes.

Publicidade

Para a Polícia Civil, a chegada da tecnologia facilita a investigação de alvos estratégicos. O uso dos drones permite sobrevoar áreas de risco sem expor as equipes de imediato, oferecendo imagens em tempo real para que as prisões sejam feitas de forma mais eficiente.

A aquisição é fruto de uma parceria entre o Governo da Bahia e o Ministério da Justiça. Os equipamentos já estão prontos para uso imediato em operações integradas em todo o território baiano.

Leia também