A Polícia Militar da Bahia e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) divulgaram nesta sexta-feira (29) os resultados da 5ª edição de 2026 da Operação Força Total, deflagrada na quinta-feira (28) de forma simultânea em todo o estado. A mobilização resultou em 49 pessoas presas, 16 armas apreendidas e 87 conduzidos a unidades policiais, segundo dados consolidados pela SSP-BA.
O item de maior destaque foi a apreensão de um fuzil Colt M4 calibre 5,56 no bairro Fazenda Grande III, em Salvador. Com o suspeito, segundo a SSP-BA, foram localizados três carregadores — um deles do tipo caracol — e 98 munições do mesmo calibre. O fuzil Colt M4 é considerado arma de uso restrito, utilizada por forças armadas dos Estados Unidos como principal rifle de infantaria, e chega a custar dezenas de milhares de reais no mercado clandestino.
Ainda na capital baiana, policiais apreenderam uma pistola calibre .380 com numeração suprimida e porções de maconha, cocaína, haxixe e K9 na região do Alto do Coqueirinho. Em outra ação, equipes recolheram equipamentos de monitoramento clandestino — usados por traficantes para rastrear a movimentação das forças de segurança — na região da Praia do Canta Galo.
No interior do estado, a operação registrou prisões por tráfico de drogas em Maracás e Catu, apreensões de armas em Ilhéus, Vitória da Conquista, Caculé e Ibitité, além do cumprimento de mandados de prisão em Alagoinhas e Cruz das Almas. Veículos com restrição de furto, roubo ou adulteração também foram recuperados em diferentes regiões da Bahia, conforme a SSP-BA.
O balanço geral da 5ª edição apontou 37 prisões em flagrante, 12 mandados de prisão cumpridos, 31 ocorrências relacionadas ao tráfico de entorpecentes e recuperação de 11 veículos. A operação foi estruturada a partir de análise de dados de inteligência, com direcionamento do efetivo para áreas de maior incidência criminal.
No histórico acumulado da iniciativa, a SSP-BA informou que, ao longo de 55 edições realizadas desde a criação do programa, foram apreendidas mais de 1.200 armas de fogo — das quais 121 só em 2026. No mesmo período acumulado, contabilizam-se 1.948 prisões em flagrante, sendo 191 neste ano.
A Polícia Militar afirmou, em nota, que a operação "segue direcionando esforços para áreas com maior incidência criminal, ampliando a presença policial e fortalecendo as ações de prevenção e repressão qualificada em toda a Bahia". A próxima edição ainda não teve data divulgada.







