Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

PF prende ex-presidente do Banco de Brasília em operação contra corrupção e lavagem de dinheiro

Ação autorizada pelo STF também prendeu um advogado e cumpriu mandados de busca em Brasília e São Paulo nesta quinta-feira.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
16 de abril, 2026 · 10:02 1 min de leitura

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (16), o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. A prisão ocorreu em Brasília como parte de uma nova etapa da Operação Compliance Zero, que investiga um esquema de corrupção e crimes financeiros.

Publicidade

Além do ex-gestor, um advogado também foi detido pelos agentes federais. Ao todo, a PF cumpre dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para endereços no Distrito Federal e em São Paulo.

A investigação foca em irregularidades que teriam ocorrido durante a gestão de Costa no BRB. O ponto central da apuração é a compra de ativos do Banco Master, instituição ligada ao empresário Daniel Vorcaro, que teria gerado o pagamento de propinas a agentes públicos.

Esta já é a quarta fase da operação, que busca desarticular uma estrutura montada para lavagem de dinheiro. Segundo a polícia, o grupo utilizava manobras financeiras para esconder o rastro de vantagens indevidas pagas a integrantes do alto escalão.

Publicidade

Os envolvidos agora estão à disposição da Justiça e podem responder por uma série de crimes graves. Entre as acusações estão corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e diversos crimes contra o sistema financeiro nacional.

Leia também