Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

PF em Juazeiro e Jeremoabo: operação mira quadrilha que traficava animais raros para o exterior

Grupo usava veleiro para levar micos-leões-dourados e araras-azuis-de-lear para a África. Dois suspeitos estão foragidos na região.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
12 de março, 2026 · 16:21 1 min de leitura

A Polícia Federal acordou cedo em Juazeiro e Jeremoabo nesta quinta-feira (12) para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. A ação faz parte da "Operação Extinção Zero", que investiga uma quadrilha internacional especializada no tráfico de animais silvestres ameaçados de extinção.

Publicidade

Só em Juazeiro, foram cumpridos 3 mandados de busca e 4 de prisão. Em Jeremoabo, a PF executou um mandado de busca e um de prisão. A operação também aconteceu em outras cidades baianas como Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Irecê e Vera Cruz, além de outros cinco estados brasileiros.

A investigação começou em fevereiro de 2024, de um jeito que parece cena de filme. Um veleiro com bandeira brasileira foi apreendido no Togo, um país da África, carregando 17 micos-leões-dourados e 12 araras-azuis-de-lear. Os documentos dos animais eram falsos.

Segundo a PF, o grupo criminoso era muito bem organizado. Tinha gente responsável por capturar os bichos na mata, outros que financiavam o esquema, além dos intermediários e receptadores. Eles usavam drones, armas e aplicativos de mensagens criptografadas para não serem pegos.

Publicidade

No balanço da operação, a Polícia Federal informou que dois alvos continuam foragidos. Outro suspeito já estava preso por outros crimes. Em Salvador, uma pessoa foi presa em flagrante por maus-tratos a animais durante a ação.

Leia também