Três homens foram presos nesta segunda-feira (08) na Bahia, durante a operação Provérbios 7 da Polícia Civil. Dois foram detidos no bairro Buritis, em Barreiras, e o terceiro foi capturado no centro de Buritirama. Todos respondem a mandados de prisão preventiva e buscas.
As acusações
Segundo a investigação, eles são apontados por crimes graves: tortura, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. A polícia também passou a apurar a possível participação do grupo em homicídios na região.
O que motivou a ação
O caso está ligado a um sequestro e tortura registrados em 2024, em Buritirama. A vítima, um jovem que tinha acabado de completar 18 anos, foi levada na porta de uma escola. Os investigadores informaram que os agressores torturaram o rapaz, filmaram as agressões e chegaram a divulgar os vídeos nas redes sociais.
As apurações indicam que a motivação teria relação com o suposto envolvimento do jovem com a esposa do homem apontado como mentor do grupo — este último foi o preso em Buritirama e, segundo as autoridades, estaria responsável pelo planejamento das ações.
Próximos passos
A operação contou com equipes da 24ª e da 11ª Coordenadorias de Polícia do Interior e com o Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI). As investigações continuam em curso para detalhar o papel de cada envolvido e verificar possíveis conexões com outros crimes.