Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

Operação Faroeste: STJ torna rés juízas e empresários por venda de decisões na Bahia

Esquema envolvia propina e lavagem de dinheiro para validar posse de 800 mil hectares de terras no oeste baiano.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
08 de maio, 2026 · 10:44 1 min de leitura

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu tornar rés magistradas, advogados e empresários envolvidos em um esquema de venda de decisões judiciais na Bahia. A investigação faz parte da Operação Faroeste, que apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro para garantir a posse de mais de 800 mil hectares de terras no oeste do estado.

Publicidade

O ministro relator, Og Fernandes, destacou que existem indícios claros de comercialização de sentenças. Entre as provas citadas estão movimentações financeiras fracionadas, depósitos disfarçados de honorários advocatícios e até a compra de bens de luxo para ocultar a origem do dinheiro sujo.

Com a decisão, Adaílton Maturino dos Santos e sua esposa, Geciane Maturino, responderão por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Já a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago e a juíza Marivalda Almeida Moutinho tornaram-se rés por corrupção passiva, com Maria do Socorro respondendo também por lavagem de dinheiro.

O tribunal também decidiu manter o afastamento das funções públicas da desembargadora Maria do Socorro e da juíza Marivalda. Segundo o Ministério Público Federal, o grupo atuava para favorecer a grilagem de terras no cerrado baiano, expulsando produtores rurais de áreas valorizadas pela produção de soja.

Publicidade

Apesar do recebimento da denúncia contra os principais alvos, o STJ rejeitou as acusações contra outros seis investigados por falta de provas suficientes de participação direta nos crimes. O processo segue agora para a fase de instrução judicial.

Leia também