Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Mototaxista de Paulo Afonso morre dias após acidente em Glória, Bahia

Jeremoabense de 30 anos é encontrado sem vida em residência em Paulo Afonso

Polícia Civil faz operação para apurar vazamento de vídeo envolvendo padre e fiel

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Polícia e investigação

Oito pessoas são presas na Bahia por envolvimento na morte de cacique

Operação na Bahia prende oito suspeitos de envolvimento na morte do cacique Lucas Santos, emboscado em Pau Brasil em dezembro de 2023.

Última atualização: 19/08/2024 14:37
Compartilhar
Foto: Redes sociais
Compartilhar

Nesta segunda-feira (19/8), oito pessoas foram presas por conexão com o assassinato do cacique Lucas Santos de Oliveira, ocorrido em dezembro de 2023, no sul da Bahia. As detenções aconteceram durante a ‘Operação Para Raios’, realizada na cidade de Pau Brasil. Além das prisões, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão. As investigações indicam que Lucas Kariri-Sapuyá, como era conhecido o líder indígena de 31 anos, foi vítima de uma emboscada. Ele foi morto por dois homens armados que o atacaram enquanto ele trafegava de motocicleta em uma estrada de Pau Brasil.

- Anúncio-

De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos foram identificados e localizados após um trabalho minucioso de inteligência e operações táticas. Durante a ação, as autoridades apreenderam duas armas de fogo, 11 celulares, drogas, balanças de precisão e munições.

A operação contou com a participação de cerca de 200 policiais civis, sob a coordenação da Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF/Gemacau). Também participaram equipes do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Inteligência Policial (DIP), além da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).

Relembrando o caso

- Anúncio-

Lucas Santos de Oliveira foi assassinado a tiros na tarde de 21 de dezembro de 2023, enquanto retornava para casa em sua motocicleta. Ele estava acompanhado de uma criança quando foi abordado e alvejado por dois homens que se aproximaram em outra moto na estrada que leva à Reserva Caramuru Paraguaçu, onde ele residia. A criança que estava com Lucas não foi ferida. Logo após o crime, representantes da Aldeia Caramuru Catarina Paraguaçu manifestaram nas redes sociais que acreditavam que o cacique havia sido alvo de uma emboscada, suspeitando que pistoleiros estivessem envolvidos.

Lucas Santos era um líder respeitado na comunidade indígena, pertencente à etnia Kariri-Sapuyá, mas atuava também junto ao povo Pataxó Hã-Hã-Hãe. Além de sua liderança na aldeia, ele era agente comunitário de saúde e conselheiro dos Povos Indígenas da Bahia e da Saúde Indígena Estadual.

- Advertisement -

“Lutador incansável pelos direitos indígenas e pelas terras tradicionais, Lucas era visto como um guerreiro na luta por saúde, educação e agricultura familiar”, disse Wilson de Jesus Souza, chefe da coordenação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Pau Brasil. Agnaldo Pataxó, integrante do movimento dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia, também ressaltou o compromisso de Lucas com a justiça e sua importância como líder.

TAGS:assassinato de líder indígenaBahiacacique Lucas Santosoperação policialprisões na Bahia

MAIS LIDAS

Menino morto espancado pela mãe cantou música gospel antes do crime; veja o vídeo
Polícia e investigação
Ex-sogro de mulher que aparece em vídeo com padre entra na mira da polícia
Entretenimento
Mulher é encontrada morta com olho arrancado e recado: “Agora tá pago a dívida”
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução / Alô Juca
Polícia e investigação

Casal é libertado em Ilha Amarela, Salvador; suspeito de tráfico preso

Foto: Reprodução / Acorda Cidade
Polícia e investigação

Homem é morto a tiros na Estrada de Tanquinho, em Feira de Santana

Polícia e investigação

Novo caso suspeito de intoxicação por metanol é investigado na Bahia

Foto: Reprodução / Achei Sudoeste
Polícia e investigação

Briga em Carinhanha deixa idoso morto e outro ferido

Polícia e investigação

Presídio de Paulo Afonso coordena megaoperação e realiza revista com apoio da PM

Polícia e investigação

Polícia apreende motos irregulares durante operação em bairros de Paulo Afonso

Polícia e investigação

Sobe para 15 o número de mortos em acidente com ônibus em Pernambuco

Foto: Reprodução / Google Street View
Polícia e investigação

Adolescente de 14 anos morre de choque elétrico em Pres. Jânio Quadros

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?