Três policiais militares foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) pela morte de Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus, de 19 anos. O crime ocorreu em 13 de abril, no bairro de Engomadeira, na Bahia, e o Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) pediu a decretação da prisão preventiva dos três acusados.
O que as investigações dizem?
Como isso aconteceu? As apurações indicam que os policiais abriram fogo contra um homem desarmado que fugia por um beco. Nesse momento, Ana Luiza descia as escadarias do beco em direção à sua casa e acabou sendo atingida por um tiro nas costas.
Mesmo com, segundo a denúncia, visão clara da presença da jovem, os policiais teriam mantido a ação, assumindo o risco de causar mortes, inclusive de terceiros. O homem que motivou a perseguição teria se evadido e não foi localizado nem identificado pelas autoridades.
O MP-BA também afirma que os policiais tentaram simular um confronto armado, acionando o Centro Integrado de Comunicações da PM e solicitando reforço.
Próximos passos
O Geosp formalizou o caso junto ao Poder Judiciário, que recebeu a denúncia. A decretação da prisão preventiva dos três denunciados foi solicitada, e o processo segue agora para tramitação na Justiça.