Duas mulheres foram presas em flagrante em Manaus, na madrugada de 27 de agosto, suspeitas de envolvimento na morte de uma criança de 5 anos. A vítima, identificada como Rafaele Estacie Ramires Lima, era filha de Rafaela Coelho Ramires, de 22 anos, e enteada de Vitória Coelho Dutra, de 25. Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), a menina apresentava múltiplos sinais de agressão e lesões compatíveis com asfixia.
O caso ocorreu na rua das Flores, bairro Tancredo Neves, Zona Leste da cidade. As suspeitas levaram a criança já sem vida ao Hospital e Pronto-Socorro Infantil Joãozinho, alegando que a vítima teria caído no banheiro. No entanto, médicos que atenderam a ocorrência identificaram hematomas antigos e recentes, além de uma lesão no pescoço. Diante dos indícios de violência, a polícia foi acionada imediatamente.
Laudo do IML
Exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) apontaram que a menina morreu em decorrência de choque hemorrágico, lesões no fígado e rins, trauma abdominal fechado, além de sinais de esganadura. Delegados que acompanham o caso classificaram o crime como “bárbaro e chocante”.
Histórico de agressões
De acordo com a PC-AM, a mãe e a madrasta já eram investigadas por maus-tratos contra a criança. O Conselho Tutelar acompanhava a família devido a denúncias recorrentes de vizinhos por causa das agressões. Ainda segundo a polícia, as mulheres chegaram a mudar de endereço recentemente para fugir das denúncias que vinham sendo feitas por moradores do antigo bairro.
Prisão e investigação
Rafaela e Vitória foram presas em flagrante pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Elas foram autuadas por homicídio qualificado e maus-tratos e passaram por audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch Reis. Até o momento, a Justiça decidiu manter as duas presas preventivamente, e elas seguem à disposição do Judiciário.
A Polícia Civil segue investigando o caso para anexar o laudo definitivo e esclarecer todos os detalhes da morte da criança.