Publicidade
PMPA - 6244
Polícia

Lobato: três homens são presos por assaltos a ônibus em Salvador

Suspeitos se revezavam nos ataques a coletivos e tinham empregos formais durante o dia, segundo a polícia.

Redação ChicoSabeTudo
23 de agosto, 2026 · 18:01 2 min de leitura
Viatura da Polícia Civil da Bahia durante operação contra assaltos a ônibus em Salvador
Viatura da Polícia Civil da Bahia durante operação contra assaltos a ônibus em Salvador

A Polícia Civil da Bahia prendeu três homens apontados como integrantes de um grupo criminoso ligado a assaltos a coletivos no bairro do Lobato, em Salvador. As capturas foram feitas nos dias 17 e 20 de agosto, em ações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos em Coletivos (DERRC), vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC).

Publicidade

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o grupo é apontado como responsável por ao menos quatro roubos a coletivos registrados nos dias 30 de junho, 11, 18 e 20 de julho. As investigações apontam que os suspeitos se revezavam na execução dos crimes, e alguns deles participaram de mais de uma ação.

Dois dos investigados foram localizados no bairro de Ondina, no momento em que deixavam um condomínio da região. Conforme a investigação, os suspeitos exerciam atividades profissionais regulares durante o dia e se articulavam apenas à noite para executar os roubos.

A polícia também identificou que parte do grupo já possuía antecedentes por tráfico de drogas antes de ser relacionada aos roubos a coletivos. As capturas fazem parte de um esforço contínuo da corporação para conter ataques a usuários e profissionais do transporte coletivo em Salvador.

Publicidade

O reforço nas ações da DERRC tem produzido resultados na redução desse tipo de crime em Salvador e na Região Metropolitana. Levantamento da SSP-BA apontou queda de 78% nos roubos a ônibus na comparação entre julho deste ano e o mesmo mês do ano anterior, com o número de casos recuando de 55 para 12 ocorrências.

No mesmo levantamento, a SSP-BA registrou que, entre junho de 2025 e junho de 2026, 81 pessoas foram presas ou apreendidas por envolvimento em crimes contra o transporte coletivo na capital baiana, resultado atribuído à intensificação do trabalho de inteligência e do patrulhamento em pontos considerados estratégicos.

Publicidade

Leia também