Um dos principais chefes da facção Bonde do Maluco (BDM), identificado pelo apelido de “Cara Linda”, morreu durante confronto com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) na madrugada desta terça-feira (26), em Jardim Santo Inácio, na capital baiana. Outros dois suspeitos que estavam no veículo também foram mortos.
Segundo a Polícia Militar, a ação começou quando os agentes tentaram abordar um carro em atitude suspeita na região do Arenoso. Os ocupantes abriram fogo contra as equipes e foram alvejados durante o tiroteio. O veículo usado pelo trio ficou cravejado de balas.
Os três homens chegaram a ser socorridos ao Hospital Geral Roberto Santos, mas não resistiram aos ferimentos. Dentro do carro foram apreendidas três armas de fogo, mais de 400 pinos de cocaína e 50 pacotes de maconha.
“Cara Linda” era considerado um dos criminosos mais perigosos da facção e já possuía mandados de prisão em aberto. De acordo com a SSP-BA, ele era apontado como responsável por ataques contra viaturas, execuções em “tribunais do crime” e disputas de áreas de tráfico em Salvador e cidades do interior como Cruz das Almas e São Gonçalo dos Campos.
Nos últimos meses, a Bahia registrou uma série de operações de grande porte contra o BDM. Em julho, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/BA), que reúne Polícia Federal, PM e Polícia Civil, cumpriu 75 mandados judiciais na Operação Circuito Fechado, com foco em desarticular grupos ligados a ataques conhecidos como “bondes”.
A SSP-BA informou que as investigações seguem em andamento e que novas ações contra integrantes do BDM serão realizadas. As identidades dos dois outros homens mortos nesta terça-feira ainda não foram divulgadas oficialmente.
