Um detento apontado como um dos principais líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, faleceu na segunda-feira (7) após passar mal dentro do Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS), localizado no bairro da Mata Escura. Identificado como Rafael, ele havia sido preso em março de 2024.
Conforme informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Rafael recebeu os primeiros atendimentos da equipe de saúde na própria unidade prisional. Em seguida, foi escoltado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo Inácio, onde foi constatada a ausência de sinais vitais durante o procedimento. As informações iniciais indicam que a causa da morte teria sido um infarto.
Investigação da Polícia Civil
O caso foi registrado pela 11ª Delegacia Territorial (DT/Tancredo Neves), que iniciou uma investigação para esclarecer as circunstâncias exatas da morte do detento. Para isso, foram emitidas guias para perícia e necropsia. Oitivas com possíveis testemunhas estão sendo realizadas, e os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) são aguardados para confirmar oficialmente a causa do óbito.