Connect with us

Polícia e investigação

Jovem com síndrome de Down morre após negligência médica em unidade de saúde pública no DF

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Síndrome De Down

Um jovem com síndrome de Down, identificado como Warlley Eduardo Pires, de 30 anos, morreu em uma unidade da rede pública de saúde no Distrito Federal após longas horas de espera por atendimento. A família acusa os profissionais de saúde de negligência médica e preconceito, devido à condição de saúde do homem.

O paciente apresentou sintomas de pneumonia, febre de 39°C e diarreia, sendo levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA II) em Ceilândia. Apesar de ter recebido alta médica, ele não apresentou melhora nos dias seguintes e foi levado novamente para a UPA, onde começou a perder os sinais vitais. Em vídeos, é possível ver o rapaz se debatendo no chão da unidade, enquanto os profissionais de saúde passavam por ele sem demonstrar preocupação. A mãe de Warlley, Maria de Lourdes Pires, informou que o filho morreu nos seus pés.

O atestado de óbito listou insuficiência renal, pneumonia, diabetes e síndrome de Down como motivos da morte. A família registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que está investigando a possível omissão médica nos socorros. A Associação DFDown também manifestou nota de repúdio sobre a forma como o homem foi atendido, destacando a negligência e o preconceito por parte dos profissionais da saúde.

Warlley era considerado tranquilo e divertido, estudante do Centro de Ensino Especial 1 de Taguatinga e participante da Banda Acorde. Sua morte levantou preocupações sobre a falta de capacitação dos profissionais de saúde para lidar com pessoas com síndrome de Down e outras condições de saúde. As autoridades irão apurar as circunstâncias da morte e punir os responsáveis.

Mais Lidas