O jovem Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, que estava desaparecido desde o dia 1º de janeiro no Pico do Paraná, foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, responsável pela coordenação das buscas na região de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
De acordo com a corporação, uma coletiva de imprensa foi marcada para as 12h desta segunda-feira, quando devem ser divulgados novos detalhes sobre o resgate e as condições em que o jovem foi localizado. Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde de Roberto.
O desaparecimento foi registrado após uma trilha iniciada na tarde de quarta-feira (31), quando Roberto subiu a montanha acompanhado da amiga Thayane Smith. Em entrevista à Ric Record Paraná, Thayane relatou que conversou com a família do jovem e admitiu que errou ao deixá-lo para trás em parte do percurso. Segundo ela, o amigo seguia acompanhado de outras pessoas naquele momento, o que, em sua avaliação, diminuía o risco de ele se perder.
Relatos preliminares apontam que Roberto passou mal durante o trajeto e chegou a vomitar algumas vezes até o topo da montanha. A dupla alcançou o cume por volta das 4h da manhã de quinta-feira (1º), quando decidiu descansar. No local, eles encontraram pelo menos outros dois grupos de trilheiros.
Depois de cerca de duas horas de descanso, os amigos iniciaram a descida do Pico do Paraná. Em determinado ponto da trilha, eles teriam parado novamente e, em seguida, se separado. O segundo grupo que estava no cume começou a descer pouco tempo depois e passou pelo trecho onde Roberto deveria estar, mas já não o encontrou no caminho.
As buscas tiveram início ainda na tarde de quinta-feira, após o acionamento do Corpo de Bombeiros. As equipes utilizaram aeronaves equipadas com câmeras térmicas e contaram com o apoio de voluntários. Um drone com sensor térmico infravermelho também foi empregado para auxiliar na localização do jovem em áreas de difícil acesso na mata.
A amiga que acompanhou Roberto na trilha, identificada como Thayane Smith, publicou uma série de registros nas redes sociais desde o início da caminhada. Nas imagens, ela aparecia ao lado do jovem e de outros participantes do grupo, chegando a comentar que passariam a virada do ano acampados na montanha. Em um vídeo publicado no dia 1º de janeiro, Thayane relatou a dificuldade do percurso e disse que, após quatro horas de caminhada, o grupo ainda estava na metade do trajeto. A partir desse material, Roberto não voltou a aparecer nas gravações.
Com o início das buscas, novas publicações de Thayane ganharam repercussão, incluindo um story em que ela mencionava questionamentos e investigações sobre o caso, além de outro relato em que afirmou ter aprendido a lição de não caminhar com pessoas sem experiência em trilhas, sem o mesmo estilo de vida ou preparo físico para esse tipo de atividade.
Após quatro dias de operações, o Corpo de Bombeiros do Paraná confirmou que Roberto Farias Thomaz foi encontrado com vida na região do Pico do Paraná na manhã desta segunda-feira (5). As circunstâncias exatas em que o jovem foi localizado, bem como informações detalhadas sobre seu resgate e quadro de saúde, serão apresentadas pela corporação durante coletiva de imprensa marcada para hoje.








