A repercussão sobre a prisão de Mateus Gonçalves, conhecido como “Pastor” pela torcida do Vitória, ganhou um novo desdobramento nesta sexta-feira (4). Documentos analisados indicam que Letícia Kellen, irmã do ex-jogador e estudante de direito, possuía a intenção de utilizar um vídeo sobre o drama familiar para impulsionar seu engajamento nas redes sociais antes mesmo do conteúdo viralizar. O material, que detalha as dificuldades enfrentadas pela família após a detenção de Mateus por tráfico de drogas, alcançou vasta audiência, mas agora Letícia busca removê-lo da internet.
Contexto Familiar e Financeiro
Na biografia de seu perfil no TikTok, Letícia Kellen se identificava como “mãe, esposa, estudante e irmã de um preso”, convidando seus seguidores a acompanharem a “loucura” de sua rotina. Apesar de ter sido a responsável pela disseminação do vídeo, ela manifesta atualmente o desejo de retirá-lo do ar, alegando exposição excessiva. A estudante de direito havia compartilhado que a prisão do irmão impactou drasticamente a estabilidade financeira da família, descrevendo a situação durante a gravação de um vídeo.
“Meu irmão pagava o aluguel da minha mãe. De um dia para noite foi preso, como vai pagar? Corta para minha mãe sendo despejada, com trinta dias pra sair. Ele pagava a minha faculdade e agora estamos sem recursos. Está tudo bloqueado e estamos sem um real”, relatou Letícia Kellen.
Ela também mencionou a surpresa da família com a decisão de Mateus de abandonar a carreira no futebol entre o final do ano passado e o início deste ano, alegando infelicidade. Para tentar reverter a situação financeira e arcar com os custos de advogados, a família iniciou uma campanha de arrecadação online.
Prisão e Carreira do Atleta
Mateus Gonçalves foi detido em junho deste ano, em uma operação da Polícia Militar Rodoviária na rodovia MS-156, no Mato Grosso do Sul. Ele estava com outras três pessoas em posse de 187 kg de maconha, divididos em 202 tabletes. A Polícia Militar informou que o grupo desobedeceu a um bloqueio policial, resultando em perseguição e posterior interceptação. Segundo as autoridades, Mateus Gonçalves estaria em um dos veículos que atuava como “batedor” para o automóvel que transportava a droga.
Aos 25 anos, o jogador teve uma passagem notável pelo Vitória entre 2022 e 2023, período em que disputou 40 jogos, marcou três gols e fez quatro assistências, incluindo um gol na final do Campeonato Baiano. Após deixar o clube baiano em junho do ano passado, Mateus atuou por Goiás e Athletic-MG, onde realizou sua última partida oficial em março deste ano. Atualmente, ele permanece sob custódia da Justiça.