Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Foto: Reprodução / Alô Juca

Suspeita de metanol: homem de 56 anos morre em Feira de Santana

Jovem morre em acidente de moto em Jeremoabo, Bahia

“Por favor, tenho filho”: facção grava execução de mulher e posta na web

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Polícia e investigação

Intoxicação por metanol: Bahia tem segundo caso suspeito em investigação

Salvador entra no radar das investigações de metanol com um novo caso suspeito. Entenda o que se sabe sobre a situação na Bahia.

Última atualização: 04/10/2025 09:46
Compartilhar
Imagem: Reprodução/Record News
Compartilhar

A Bahia investiga duas suspeitas de intoxicação por metanol, com uma morte registrada em Feira de Santana e um segundo caso em Salvador. O paciente que morreu, um homem de 56 anos, deu entrada na UPA da Queimadinha no dia 29 de setembro e faleceu na madrugada desta sexta-feira (3). Amostras biológicas foram coletadas e o laudo que confirma ou descarta a hipótese deve ficar pronto em até sete dias, segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.

- Anúncio-

À noite, o Ministério da Saúde confirmou um segundo caso suspeito no estado, em Salvador, com a vítima internada. A pasta informou que a Bahia está entre os estados que notificaram casos em investigação, dentro do total de 113 registros de intoxicação por metanol no país até esta sexta (3), dos quais 11 foram confirmados e 102 seguem em análise.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) pediu rigor na investigação e cautela para evitar desinformação, destacando que a Sesab seguirá os protocolos de vigilância em conjunto com o Ministério da Saúde e o município. Ele afirmou que o resultado das análises do Instituto Médico Legal é aguardado em até sete dias.

Em Salvador, a Vigilância Municipal intensificou desde quarta-feira (1º) as fiscalizações em distribuidoras, atacadistas, bares e restaurantes, com checagem de notas fiscais e regularidade dos estabelecimentos. A orientação a consumidores é priorizar locais com alvará vigente, evitar bebidas clandestinas e observar sinais de adulteração, como lacres violados, rótulos com erros, preços muito abaixo do mercado e odor ou sabor incomuns.

- Anúncio-

No plano nacional, o Ministério da Saúde instalou uma sala de situação para monitorar os casos e orientou a notificação imediata de qualquer suspeita pelos estados e municípios. Para reduzir o impacto das intoxicações, a pasta adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico e negocia com a OPAS a doação e compra de fomepizol, além de ampliar o estoque no SUS por meio do Fundo Estratégico da organização.

O metanol é um álcool de uso industrial, altamente tóxico quando ingerido. Seus metabólitos podem acometer fígado, sistema nervoso central e nervo óptico, com risco de cegueira, coma e morte. Em suspeita de exposição, a recomendação é procurar atendimento imediato e levar informações sobre a bebida consumida e o local de compra.

- Advertisement -

As equipes de vigilância estadual e municipal acompanham os casos na Bahia em articulação com a Secretaria de Segurança Pública. Os laudos laboratoriais devem orientar os próximos passos da investigação e das ações de fiscalização.

TAGS:Bahiafeira de santanaIntoxicaçãometanolMinistério da Saúde
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

“Por favor, tenho filho”: facção grava execução de mulher e posta na web
Polícia e investigação
Influencer transmite a própria morte ao vivo no TikTok durante escalada
Entretenimento
Homem é encontrado morto ao lado de moto em Paripiranga, Bahia
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

​
Polícia e investigação

Marcelo Batista é preso em Salvador suspeito de tentativa de homicídio

Unirios Emite Nota De Pesar Pela Morte De Estudante Jeremoabense
Polícia e investigação

UniRios emite nota de pesar pela morte de estudante jeremoabense

Curiosidades e Tecnologia

Pesquisadores estão desenvolvendo canudo que muda de cor ao detectar metanol

Imagem: Divulgação / Ascom Pc-Ba
Polícia e investigação

Homem de 48 anos preso em Araci por abuso sexual da filha em 2016

Polícia e investigação

PM apreende duas armas de fogo após perseguição na zona rural de Paulo Afonso

Polícia e investigação

Ribeira do Pombal: homem é assassinado a tiros em bar

Foto: Pm / Ba
Polícia e investigação

PM apreende drogas e motocicleta após confronto em Cosme de Farias

​
Cenário Político

Intoxicação por metanol na Bahia: primeiro caso suspeito de morte

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?