Matheus Pinheiro dos Santos, conhecido como “Mahalo”, apontado como um dos principais chefes do tráfico de drogas em Salvador, foi preso nesta terça-feira (29) na cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, no Paraná. A captura foi resultado da Operação Sinaloa, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia com apoio do Centro de Operações Policiais Especiais do Paraná.
Segundo as investigações, Mahalo comandava o tráfico em três bairros da capital baiana — Calafate, Fazenda Grande do Retiro e Divinéia, no IAPI — mesmo estando fora do estado. Ele também é acusado de ordenar ataques armados, ameaças e instalar câmeras para monitorar a movimentação de policiais e rivais. Na residência onde foi encontrado, foram apreendidos celulares, um caderno com anotações do tráfico e um documento de identidade falso.
O suspeito figurava como “Dez de Paus” no Baralho do Crime, ferramenta criada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia para divulgar informações sobre os criminosos mais procurados do estado. O objetivo do catálogo é incentivar denúncias anônimas que ajudem na localização dos foragidos.
Matheus Pinheiro é réu em diversos processos criminais e tinha três mandados de prisão preventiva em aberto, incluindo um triplo homicídio ocorrido em dezembro de 2019, motivado por disputa entre facções. As vítimas foram Alex Rodrigues dos Santos, Jadson dos Santos Nascimento e Luan Sousa de Oliveira.
Após a prisão, Mahalo foi encaminhado à sede da Polícia Civil, onde passou por exame de corpo de delito e permanece custodiado, aguardando transferência para a Bahia.
