Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia

Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis

Jovem morre após tentar ‘mortal para trás’ para comemorar novo apartamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Polícia e investigação

Idoso condenado por estupro continuará preso em Paulo Afonso após Justiça negar pedido de prisão domiciliar

Tribunal da Bahia nega prisão domiciliar a idoso de 80 anos por falta de comprovação de tratamento inadequado.

Última atualização: 10/05/2025 09:13
Compartilhar
Foto: SEAP
Compartilhar

A 1ª Turma da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) decidiu, por unanimidade, negar o pedido de habeas corpus feito em favor de um idoso de 80 anos condenado por estupro de vulnerável. A solicitação da defesa visava à concessão de prisão domiciliar humanitária, sob a alegação de que o réu apresenta múltiplas comorbidades e não recebe tratamento médico adequado no sistema prisional.

Segundo os advogados, o idoso, atualmente preso no Conjunto Penal de Paulo Afonso, sofre de asma, bronquite, cegueira no olho direito e perda progressiva da visão no olho esquerdo. A defesa também mencionou possíveis indícios de demência ou Alzheimer, apontando a necessidade de acompanhamento médico contínuo e especializado.

Outro ponto destacado pela defesa foi a precariedade estrutural da unidade prisional. De acordo com os argumentos apresentados, o local sofre com superlotação e não dispõe de condições adequadas para o atendimento a internos em situação de vulnerabilidade, o que configuraria violação aos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da humanidade das penas. A argumentação foi sustentada na Lei de Execução Penal e no Estatuto do Idoso, que garantem assistência médica e prioridade no atendimento à saúde.

No entanto, o relator do caso, desembargador Aliomar Silva Britto, indeferiu o pedido. Em seu voto, ele destacou que, embora a legislação permita a concessão de prisão domiciliar humanitária em casos excepcionais, isso exige comprovação de que o tratamento necessário não pode ser oferecido dentro da unidade prisional. Segundo o magistrado, essa condição não foi comprovada no processo.

Informações prestadas pelo juízo da execução penal de Paulo Afonso indicam que o presídio tem condições de atender às necessidades médicas do apenado. O parecer do Ministério Público também reforçou essa conclusão, afirmando que não há incompatibilidade entre o estado de saúde do idoso e sua permanência no regime fechado.

“Analisando o feito, resta evidenciado que os argumentos trazidos pelos Impetrantes não merecem prosperar”, concluiu o desembargador Britto em seu voto, citando jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual a concessão de prisão domiciliar em regimes mais rigorosos depende da demonstração de impossibilidade de tratamento no ambiente prisional.

TAGS:estupro de vulnerávelidosoPaulo Afonsoprisão domiciliarTribunal de Justiça da Bahia

MAIS LIDAS

Mulher muda de cidade para cuidar do filho e é assassinada por ele
Polícia e investigação
Ex-diretora presa tem bebê na cela e acusa ex-deputado por paternidade
Polícia e investigação
Repórter vai cobrir acidente e descobre que vítima é seu próprio irmão
Polícia e investigação

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Instagram
Polícia e investigação

Vereador confessa atropelamento fatal de adolescente na Bahia

Foto: Acorda Cidade
Polícia e investigação

Acidente grave na BA-099: moto incendeia e deixa dois feridos

Foto: Ssp-Ba
Polícia e investigação

Laboratório de drogas desarticulado em Petrolina por PMs da Bahia e PE

Foto Ilustrativa: Ascom-Pcba
Polícia e investigação

Homem preso na Bahia suspeito de matar colega em Prado

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?