O urologista Samuel Ribeiro Juncal foi afastado das atividades no Hospital Aliança, em Salvador, nesta quinta-feira (27). Ele é um dos investigados na Operação Brilho do Amanhã, que apura crimes de estupro de vulnerável e produção e armazenamento de pornografia infantil na Bahia.
A decisão de afastá-lo partiu da própria instituição, depois que a diretoria do hospital tomou conhecimento das acusações contra o profissional. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Aliança, o afastamento tem caráter preventivo e será mantido até a conclusão das apurações.
De acordo com informações do Alô Juca, o caso pode envolver mais de cinco menores de idade. As investigações são conduzidas pela Polícia Civil da Bahia (PC-BA), que mobilizou cerca de 120 policiais em diferentes municípios do estado para cumprir as diligências.
Em Salvador, as equipes atuam em bairros como Barra, Arraial do Retiro, Arenoso, Costa Azul, Ilha Amarela, Santa Cruz, Calabetão, Pernambués, Fazenda Grande do Retiro, Vila Laura e Paripe. O foco das buscas é a apreensão de dispositivos eletrônicos e a análise de dados para identificar autores, redes criminosas e outros possíveis envolvidos.
Samuel Juncal é formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem título de mestre em Patologia e doutorado em Urologia. Ele também possui especializações em instituições de ensino no Brasil e no exterior.
Atualmente, o investigado atua como professor assistente no Departamento de Cirurgia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Nas redes sociais, ele soma cerca de 2 mil seguidores, para quem costuma compartilhar conteúdos e orientações sobre saúde do homem.
O suspeito ainda não se manifestou publicamente sobre as acusações.







