Um homem de 43 anos foi preso em flagrante, na última sexta-feira (12), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá (MT), após a divulgação de um vídeo em que aparece oferecendo maconha a um papagaio. O caso gerou repercussão nas redes sociais e resultou em uma denúncia anônima à polícia.
De acordo com a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), o flagrante ocorreu no bairro Porto Velho. No local, os policiais encontraram cinco aves silvestres em situação de maus-tratos: dois papagaios e três periquitos, mantidos em um cercado nos fundos de uma residência.
Uma mulher identificada como sogra do suspeito afirmou que os animais pertenciam a ele e que eram vendidos clandestinamente por valores que chegavam a R$ 1,4 mil. O homem, ao ser localizado, confirmou a propriedade das aves.
Além dos maus-tratos e do comércio ilegal de espécies da fauna silvestre, confirmado pela Polícia Civil, o suspeito também é investigado por oferecer entorpecentes aos animais. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental participaram da operação, garantindo o resgate dos pássaros.
O caso segue em investigação para verificar se há ligações com uma rede maior de tráfico de animais silvestres. As aves foram encaminhadas para cuidados especializados.