Uma família que vivia em isolamento na mata foi resgatada em Ibotirama (BA), e um homem de 34 anos foi preso preventivamente na segunda‑feira (29).
Segundo a Polícia Civil, ele é suspeito de cárcere privado, estupro de vulnerável e lesão corporal no contexto de violência doméstica. A companheira tem 27 anos e os dois filhos têm 8 e 5 anos. Há suspeita de abuso sexual contra a criança mais velha.
O suspeito, que trabalhava como pescador e já morou em Muquém do São Francisco, instalou a moradia em área de mata fechada para dificultar a localização. A casa só era acessível por embarcação, segundo imagens divulgadas pelas autoridades.
Operação de resgate
A ação envolveu incursões na mata e travessias fluviais até a casa. Como conseguiram viver em isolamento por tanto tempo? No momento do resgate, a mulher e as crianças foram liberadas e imediatamente encaminhadas para acompanhamento e proteção pela rede de assistência social.
Relatórios da investigação apontaram que as crianças eram impedidas de frequentar a escola e que saídas e contatos com outras pessoas eram rigidamente controlados pelo suspeito.
A prisão preventiva foi cumprida e o homem foi conduzido à unidade policial, onde permaneceu à disposição da Justiça. Participaram da operação:
- Delegacia Territorial de Muquém do São Francisco
- Setor de Investigação da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Bom Jesus da Lapa)
- 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ibotirama)
- Ministério Público
As investigações da Polícia Civil seguem em andamento para apurar a extensão dos crimes e possíveis outras responsabilidades, com acompanhamento do Ministério Público.