Na última sexta-feira (26), em São Carlos (SP), um homem de 58 anos, procurado pela Justiça da Bahia, foi detido sob a acusação de decapitar um indivíduo em Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, em agosto de 2022. O crime, motivado por ciúmes, ocorreu após a vítima, identificada como Railton da Silva, de 55 anos, ter se relacionado com a ex-companheira do acusado.
A prisão do foragido foi efetuada pela Polícia Militar (PM) enquanto ele saía para trabalhar. A operação se deu após intensa investigação conduzida pelas autoridades, que buscavam esclarecer as circunstâncias que levaram ao homicídio de Silva. Seu corpo foi encontrado após cinco dias do seu desaparecimento, decapitado e em avançado estado de decomposição.
Investigações anteriores já haviam resultado na prisão da ex-companheira do acusado, que foi detida no local do crime. Durante a tentativa de captura do homem, ele conseguiu fugir por uma área de matagal, mas sua parceira foi capturada. Na delegacia, ela admitiu sua participação no assassinato e forneceu detalhes sobre a execução do crime.
O casal é acusado de homicídio triplamente qualificado, incluindo agravantes de motivo fútil, meio cruel e emboscada, além de ocultação de cadáver. As prisões e as informações coletadas reforçam o compromisso das forças de segurança em responder aos crimes de forma efetiva, garantindo a aplicação da lei.