Uma fiscalização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em conjunto com a Polícia Militar flagrou, na manhã desta quinta-feira (17), uma pesca ilegal com uso de explosivos na Baía de Todos-os-Santos. A ação resultou na detenção de dois homens.
A abordagem ocorreu por volta das 7h na entrada do rio Paraguaçu, perto da localidade de Salamina, em Maragogipe. Durante o patrulhamento, os agentes notaram uma movimentação suspeita próxima a uma canoa e decidiram averiguar.
No total, cinco explosivos foram identificados no local. Um deles chegou a ser detonado durante a operação. Os outros quatro artefatos foram apreendidos, junto com a canoa usada pelos suspeitos e um saco contendo peixes.
Os dois homens abordados foram conduzidos à delegacia pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa). Já os explosivos apreendidos foram encaminhados ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que é responsável pelos procedimentos de segurança envolvendo esse tipo de material.
Essa foi a segunda ocorrência do tipo registrada na Baía de Todos-os-Santos na mesma semana. Na terça-feira (15), durante a Operação Carapeba, três explosivos em gel e uma canoa haviam sido apreendidos nas proximidades do rio Mucujo, em Jaguaripe.
O uso de explosivos na pesca é considerado crime ambiental pela Lei Federal nº 9.605/1998. A prática pode levar a uma pena de reclusão de um a cinco anos, além de provocar danos aos ambientes aquáticos e à fauna da região.
Segundo o Inema, as ações conjuntas com a Coppa fazem parte de um esforço permanente para combater a pesca predatória na Baía de Todos-os-Santos e retirar de circulação materiais usados nesse tipo de atividade ilegal.
Até a publicação desta matéria, não havia sido localizada uma nota oficial do Inema, da Polícia Militar ou de outro órgão público confirmando de forma independente os detalhes da ocorrência em Maragogipe, nem repercussão do caso em outras regiões do estado.







