A Polícia Civil de São Paulo revelou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (9/5), que a veterinária Fernanda Fazio, de 45 anos, ex-companheira da professora Fernanda Bonin, de 42, foi a responsável por atrair a vítima para uma emboscada e presenciou o momento em que ela foi atacada por três homens contratados para executar o crime.
O corpo de Bonin foi encontrado no dia 28 de abril em um terreno baldio localizado na Vila da Paz, zona sul de São Paulo, com sinais de estrangulamento provocados por um cadarço. As investigações apontam que Fazio utilizou uma falsa alegação de problema mecânico no carro para convencer a ex-companheira a ir até o local onde a emboscada foi armada: a esquina das avenidas Jaguaré e Torres de Oliveira, na zona oeste da cidade.
Imagens de câmeras de segurança mostram a professora saindo de seu apartamento, também no Jaguaré, em direção ao endereço informado por Fazio. Ao chegar, foi atacada por três suspeitos: João Paulo Bourquim, Rosenberg Joaquim de Santana (conhecido como Bergui) e Ivo Rezende dos Santos. Após o ataque, os homens colocaram a vítima dentro de seu próprio veículo e deixaram o local. Fazio, segundo a polícia, assistiu à ação.
Logo depois, a veterinária se dirigiu ao apartamento da ex-companheira, alegando que havia ido devolver os filhos do casal, com o objetivo de forjar um álibi. A polícia informou que pelo menos um dos filhos estava no carro de Fazio no momento do crime. Quando Bonin não apareceu para trabalhar no dia seguinte, Fazio acionou a Polícia Militar e retornou ao edifício, onde teria assistido às imagens de segurança que mostram a professora saindo da garagem às 18h52.
Cinco pessoas estão envolvidas no crime, segundo a polícia. Fernanda Fazio e João Paulo já foram presos. Rosenberg e Ivo seguem foragidos. Uma mulher não identificada, vista em imagens ao lado de João Paulo no momento em que o carro da vítima foi abandonado, também é investigada. A polícia pedirá a prisão preventiva dela.
A investigação trabalha com duas possíveis motivações: o inconformismo de Fazio com o término do relacionamento ou o interesse em um seguro de vida de Bonin, estimado entre R$ 400 mil e R$ 500 mil. A família da vítima relatou que Bonin era reconhecida na Europa e considerada para oportunidades no exterior. A advogada de Fazio negou o interesse financeiro, afirmando que os beneficiários do seguro seriam os filhos do casal.
Por envolver o ex-relacionamento e violência contra mulher, o caso foi classificado como feminicídio.
Quem são os suspeitos:
- Fernanda Fazio: veterinária, ex-esposa da vítima, presa e apontada como mandante.
- Rosenberg Joaquim de Santana (“Bergui”): considerado o articulador da ação, foragido.
- João Paulo Bourquim: preso, aparece em imagens abandonando o carro da vítima.
- Ivo Rezende dos Santos: cooptado por Rosenberg, também foragido.
- Mulher não identificada: vista com João Paulo ao desovar o veículo, está sendo investigada.
Quem era a vítima:
Fernanda Reinecke Bonin era professora de matemática da Beacon School, reconhecida por sua dedicação e considerada para oportunidades de ensino no exterior. Em nota, a escola lamentou a morte e declarou apoio aos estudantes e funcionários afetados.