Ruy Ferraz Fontes, de 63 anos, foi morto a tiros na noite de segunda‑feira (15) em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O ataque aconteceu por volta das 18h20 e transformou uma avenida em cena de investigação policial.
Detalhes do ataque
De acordo com relatos iniciais, homens abriram fogo contra o veículo em que Fontes estava na avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, na Vila Caiçara. Uma testemunha ouviu vários disparos e acionou a polícia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local e constatou o óbito.
Equipes da Rota também foram deslocadas para a região. A versão preliminar do boletim de ocorrência aponta que os suspeitos teriam usado disparos de fuzil contra a vítima enquanto ela ainda estava no carro.
Imagens que circularam nas redes sociais mostram o ex‑delegado acelerando um Fiat Argo, colidindo com um ônibus e capotando. No vídeo, pessoas desembarcam de outro veículo e efetuam os disparos contra o carro de Fontes.
Quem era Ruy Ferraz Fontes
No momento do crime, Fontes exercia o cargo de secretário de Administração da Prefeitura de Praia Grande. Ele também foi delegado‑geral da Polícia Civil de São Paulo entre 2019 e 2022 e atuou como diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap).
O caso foi registrado em boletim de ocorrência e segue sob apuração das autoridades. As informações foram divulgadas pela Folha de S.Paulo. Quem atirou e por que motivou o crime ainda é alvo de investigação.