Criminosos voltaram a atacar a iluminação pública no Dique do Tororó durante o último fim de semana. Desta vez, foram furtados 300 metros de cabos e 22 luminárias, deixando parte de um dos principais cartões-postais da capital às escuras e comprometendo a segurança de quem circula pela área.
A situação é recorrente e os números assustam. Segundo a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), entre janeiro de 2025 e março de 2026, já foram registradas 62 ocorrências de furto e vandalismo apenas naquela região. Ao todo, mais de 7 mil metros de fiação já foram levados pelos bandidos no período.
Além do Dique, o Viaduto Rômulo Almeida também foi alvo da ação criminosa. O local é um ponto estratégico de ligação entre o Vale dos Barris e a Avenida Vasco da Gama, recebendo diariamente um grande fluxo de pedestres e veículos que agora sofrem com a falta de luz.
O impacto no bolso do cidadão é alto. Somente no ano passado, a prefeitura precisou gastar cerca de R$ 5 milhões para repor materiais roubados ou destruídos por vândalos em toda a cidade. Esse dinheiro, que poderia ser usado em novas obras, acaba servindo apenas para consertar o que foi quebrado.
Para tentar frear os constantes ataques, a Dsip anunciou que vai instalar suportes antifurto nas novas luminárias do Dique. A ideia é dificultar a retirada dos equipamentos e garantir que a manutenção dure mais tempo antes de uma nova investida criminosa.
A prefeitura reforça que a população pode ajudar denunciando movimentações suspeitas. Caso encontre pontos de escuridão ou presencie o furto de fios, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone 156 ou através do portal Fala Salvador para que o reparo seja agendado.







