Dois homens morreram em Salvador neste domingo (3) após entrarem em confronto com equipes da Polícia Militar em diferentes bairros da capital baiana. As ocorrências foram registradas no Engenho Velho da Federação, na madrugada, e em Cosme de Farias, no fim da manhã. Em ambas as ações, armamentos e materiais ilícitos foram apreendidos pelas autoridades.
Primeira Ocorrência
O primeiro episódio ocorreu na Rua do Forno, no Engenho Velho da Federação. Segundo informações da Polícia Militar da Bahia (PMBA), guarnições da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizavam patrulhamento tático na região, que tem apresentado índices de violência elevados e, por isso, conta com policiamento reforçado.
Os policiais militares avistaram um grupo de indivíduos armados em atitude suspeita. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos efetuaram disparos contra os agentes, que revidaram a agressão. Após o cessar-fogo, um homem foi encontrado ferido no local. Ele foi prontamente socorrido e encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.
Nesta intervenção, a PMBA apreendeu uma pistola e porções de substâncias análogas a drogas. Todo o material recolhido foi apresentado na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde o caso foi oficialmente registrado como morte por intervenção policial.
Segundo Confronto
Horas após o primeiro incidente, já no fim da manhã de domingo (3), uma nova situação foi registrada, desta vez na Rua das Pedrinhas, no bairro de Cosme de Farias. Guarnições da PM realizavam rondas ostensivas quando identificaram um grupo de indivíduos, supostamente envolvidos com o tráfico de entorpecentes.
Assim como na ocorrência anterior, os suspeitos efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais militares. Houve um confronto armado, e um dos homens foi baleado. Ele também foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas veio a óbito.
A ação resultou na apreensão de um arsenal e uma grande quantidade de entorpecentes, incluindo:
- Uma pistola calibre .380 com carregador e munições;
- Uma mochila;
- 77 porções de cocaína;
- 67 porções de maconha;
- 45 porções de crack;
- Uma tesoura;
- Uma balança de precisão;
- Dois aparelhos celulares;
- Dinheiro em espécie.
O registro desta ocorrência foi feito na Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM) da Polícia Civil, também classificada como morte por intervenção policial.