Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

Deputado Marcinho Oliveira é alvo da Polícia Federal em operação contra desvio de verbas

Principal aliado de Elmar Nascimento, parlamentar é investigado por fraude em licitação e lavagem de dinheiro em cidades baianas

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
01 de abril, 2026 · 13:25 1 min de leitura

O deputado estadual Marcinho Oliveira (PRD) foi alvo de uma operação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU) na manhã desta quarta-feira (1). Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na residência do parlamentar, em um condomínio de luxo em Salvador, e no seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Publicidade

A investigação apura o desvio de dinheiro público em contratos de locação de veículos na prefeitura de Serrinha entre os anos de 2017 e 2024. Além do deputado, o ex-prefeito de Serrinha, Adriano Lima, também está na mira da polícia. O esquema envolveria fraude em licitações, lavagem de capitais e organização criminosa.

Além da capital baiana, as equipes da PF estiveram nas cidades de Serrinha, Santaluz, Araci e Feira de Santana. Segundo a polícia, servidores públicos e empresas teriam se unido para fraudar os processos licitatórios durante quase sete anos.

A operação caiu como uma bomba no cenário político baiano, já que Marcinho Oliveira é o braço direito do deputado federal Elmar Nascimento. O caso acontece justamente quando Elmar negociava uma possível aliança com o governador Jerônimo Rodrigues, chegando a discutir a indicação do vice para a chapa de reeleição.

Publicidade

Nos bastidores, aliados acreditam que a ação policial enterra qualquer chance de união entre Elmar e o grupo governista. O parlamentar agora deve reforçar sua aliança com ACM Neto, mantendo-se no grupo de oposição no estado.

Até o momento, a defesa do deputado Marcinho Oliveira não se pronunciou oficialmente sobre as buscas. O espaço segue aberto para os esclarecimentos dos envolvidos.

Leia também