Paulo Afonso · BA
Última hora
PI 637
Polícia

"Demorô" usou família como escudo humano antes de se render ao DEIC em Lauro de Freitas

Líder do tráfico no bairro do Rio Sena, em Salvador, figurava como o "4 de Ouros" do Baralho do Crime da SSP-BA e estava foragido desde 2023

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
01 de junho, 2026 · 07:58 2 min de leitura
Portal ChicoSabeTudo
Portal ChicoSabeTudo

Um dos criminosos mais procurados da Bahia foi capturado na manhã desta segunda-feira (1º) no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Luiz Henrique Santos Souza, conhecido como "Demorô" ou "Rick", ocupava a carta 4 de Ouros do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e estava foragido há mais de dois anos.

Publicidade

A prisão foi realizada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), no âmbito da Operação Hunt, iniciativa permanente voltada à captura de alvos prioritários da segurança pública baiana. Quando os policiais chegaram ao imóvel para cumprir o mandado de prisão, o suspeito reagiu de forma extrema: fez a companheira e os dois filhos reféns dentro da residência.

Segundo o diretor do DEIC, delegado Thomas Galdino, o imóvel foi cercado pelas equipes no exato momento em que seria cumprida a ordem judicial. Após negociação com o suspeito, ele se rendeu e as vítimas foram liberadas sem ferimentos. Durante as diligências, os policiais apreenderam uma pistola com numeração suprimida no local.

Além do cumprimento do mandado de prisão, Luiz Henrique foi autuado em flagrante pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso restrito e cárcere privado. Ele foi apresentado à unidade policial e permanece à disposição do Poder Judiciário.

Publicidade

Foragido desde a saidinha da Semana Santa

O histórico de "Demorô" com a Justiça é longo. Incluído na última atualização de 2024 do Baralho do Crime como o "Quatro de Ouros", ele era procurado por organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico, acumulando dois mandados de prisão. Era apontado como líder do tráfico nas localidades de Coqueiral, Baixada e Nativo, no bairro do Rio Sena, em Salvador.

O líder de facção tornou-se foragido após receber o benefício da saída temporária durante o feriado da Semana Santa, em abril de 2023, e não retornar à prisão. Apesar de ter cumprido parte de sua pena na Colônia Lafayate Coutinho, ele continuou comandando atividades ilícitas na região do Rio Sena.

Em maio de 2023, Luiz Henrique foi um dos alvos principais da "Operação Licuri", deflagrada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As investigações confirmaram seu envolvimento com uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e sua responsabilidade por ordenar ações violentas contra traficantes rivais. Ele é apontado como articulador de diversos homicídios ocorridos no Rio Sena, resultado de disputas pelo controle do território.

Primeira captura do Baralho em 2026

Luiz Henrique é o primeiro integrante do Baralho do Crime capturado pelo DEIC em 2026. Em 2025, a Operação Hunt resultou na prisão de sete alvos do Baralho do Crime. A ferramenta criada pela SSP-BA reúne os criminosos mais procurados do estado e tem sido apontada pela polícia baiana como instrumento eficaz na localização de foragidos.

Quem tiver informações sobre outros procurados pode repassá-las de forma anônima pelo Disque Denúncia, no número 181. A ligação é gratuita.

Leia também