O tribunal do júri em Juazeiro, cidade localizada no Sertão do São Francisco, na Bahia, proferiu nesta quinta-feira (23) uma sentença de 47 anos de prisão em regime fechado contra Adriana dos Santos Gomes, de 37 anos. A mulher foi considerada culpada pela morte de seu companheiro, Igor Jonatas dos Santos Silva, de 26 anos, e de um colega de trabalho dele, Marcos Vinícius Barbosa dos Santos, de 45. As vítimas faleceram em outubro de 2023 após ingerirem comida envenenada.
Motivação do Crime
As investigações conduzidas pela Polícia Civil apontaram que a intenção da condenada era envenenar exclusivamente seu marido, Igor Jonatas. No entanto, a refeição contaminada foi compartilhada com Marcos Vinícius, que também acabou sendo vítima. A motivação para o crime seria uma dívida de R$ 13 mil que Adriana possuía com Igor, valor que ele havia transferido para a conta dela como entrada na aquisição de um veículo. A ré teria desviado o dinheiro e não conseguiu efetuar o ressarcimento integral, mesmo com auxílio de familiares.
Vítimas e Prisão
Igor Jonatas dos Santos Silva manifestou sintomas como náuseas e mal-estar no ambiente de trabalho, vindo a óbito em 6 de outubro de 2023, após ser socorrido. Marcos Vinícius Barbosa dos Santos, por sua vez, foi internado em estado grave e faleceu no dia seguinte ao ingerir a mesma comida. Adriana dos Santos Gomes foi detida preventivamente em 28 de maio de 2024, aproximadamente sete meses após a ocorrência dos crimes.
Recurso da Defesa
Além da pena privativa de liberdade, a decisão judicial também estabelece que Adriana pague uma indenização de R$ 50 mil às famílias das vítimas. A defesa da condenada informou que planeja recorrer da sentença proferida.