Uma operação da Agência de Defesa da Agropecuária da Bahia (Adab) em parceria com a Vigilância Sanitária resultou na apreensão de 100 quilos de carne infectada com tuberculose bovina em Ibicaraí, no sul do estado. O caso aconteceu na última sexta-feira (20), após uma denúncia recebida pelos fiscais.
O material estava armazenado em uma área pública cedida pela prefeitura para açougueiros e seria comercializado no sábado, dia de feira local. De acordo com a médica veterinária da Adab, Lorena Silva, a carne apresentava lesões compatíveis com a zoonose e, por se tratar de risco sanitário, precisou ser inutilizada imediatamente.
A tuberculose bovina é considerada grave por especialistas, já que pode ser transmitida ao ser humano pela ingestão da carne contaminada ou contato com animais doentes. A infecção pode provocar febre, fraqueza, diarreia, emagrecimento acentuado e, em casos graves, até óbito. “Principalmente nos grupos de risco, os impactos podem ser severos, exigindo tratamento médico imediato”, alertou a veterinária.
O proprietário da carne não foi encontrado no local. Conforme a Adab, caso tivesse sido identificado, seria conduzido à delegacia, já que a comercialização de alimento contaminado é crime contra a saúde pública. O órgão reforçou que, em situações de reincidência, os responsáveis podem ser presos.
Todo o material recolhido em Ibicaraí foi destruído para evitar riscos à população. As fiscalizações continuarão sendo reforçadas em feiras e pontos de abate clandestino, informou a Adab.