Uma mulher foi flagrada no domingo (16) ao tentar entrar no Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1), localizado no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), com o texto do processo criminal de seu companheiro escrito no corpo.
O caso foi descoberto durante revista da unidade. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), ela foi punida por tentar burlar a segurança da cadeia. Em nota, o órgão afirma que é sua função “evitar a comunicação de internos com quem está fora do sistema e que possa refletir na segurança pública da cidade”.
De acordo com o governo, a visitante aparentava nervosismo e, ao passar pelos procedimentos operacionais de fiscalização, um agente de socialização percebeu que as pernas da mesma estavam riscadas a caneta.
Em seguida, foi verificado que as costas e as pernas tinham textos referentes ao processo criminal do interno que seria visitado por ela.
O governo afirma reiterou que todos os internos têm acesso aos processos, seja por advogado ou defensor público, e a punição foi por falta disciplinar.
A visitante, por isso, teve a suspensão temporária por 30 dias do cadastro de visitante.