A manhã deste domingo (5) começou com um susto na Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo. Por volta das 9h, um balão caiu sobre o telhado de casas e acabou pegando fogo, segundo relatos de moradores.
O objeto foi visto sobrevoando a região e a Polícia Militar foi acionada assim que foi percebido. Ao cair, o balão ficou enroscado na antena de um prédio da unidade do Einstein Vila Mariana, nas proximidades da Rua Coronel Lisboa.
Policiais e moradores conseguiram controlar as chamas com mangueiras das residências; não houve registro de vítimas. O Corpo de Bombeiros confirmou o envio de uma viatura e informou que a equipe trabalhou para remover os resquícios do balão.
Vídeos do incidente circularam nas redes sociais. Uma publicação no Instagram atribuída à fotógrafa Roberta Jungmann registrou a queda.
“Uma equipe está no local acompanhando a operação e não há confirmação de clientes afetados”, informou a Enel.
Resposta e recomendações
O que fez a diferença nessa ocorrência? A atuação rápida e coordenada de moradores, da polícia e do Corpo de Bombeiros ajudou a reduzir riscos. Em linhas gerais, a sequência foi:
- acionamento imediato da polícia por quem avistou o balão;
- ação inicial de agentes e moradores para conter o fogo com mangueiras;
- posterior chegada do Corpo de Bombeiros para remover resíduos e garantir segurança;
- acompanhamento da concessionária de energia para monitorar a rede.
Para quem viaja de estados como a Bahia a grandes centros como São Paulo: comunique prontamente as autoridades ao ver objetos aéreos suspeitos, mantenha distância de pontos de risco e siga as orientações das equipes de socorro e das concessionárias.
Equipes permaneceram no local para remoção dos resíduos e monitoramento da rede elétrica. As informações sobre o incidente foram divulgadas por moradores, pelo Corpo de Bombeiros e pela concessionária envolvida.