Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

Alexandre de Moraes decide que deputado Thiago Rangel deve continuar preso

Ministro do STF barrou qualquer tentativa da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro de soltar o parlamentar

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
06 de maio, 2026 · 22:42 1 min de leitura

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a prisão do deputado estadual Thiago Rangel (Avante). Na decisão tomada nesta quarta-feira (6), o magistrado deixou claro que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) não poderá intervir para soltar o político.

Publicidade

Rangel foi detido pela Polícia Federal durante a quarta fase da Operação Unha e Carne. A investigação mira um esquema de corrupção envolvendo fraudes em licitações e contratos de serviços na Secretaria Estadual de Educação do Rio.

Ao determinar que o deputado continue na cadeia, Moraes afirmou que as regras de imunidade parlamentar não podem ser usadas como escudo para a impunidade. Para o ministro, o Legislativo não deve proteger organizações criminosas que se infiltram no poder público.

A medida rígida de Moraes acontece para evitar o que ocorreu em casos anteriores na Alerj, onde deputados presos acabaram sendo soltos por votação dos próprios colegas de plenário. Agora, a decisão individual do ministro será enviada para análise da Primeira Turma do STF.

Publicidade

O caso segue em investigação pela PF, que busca desarticular o grupo suspeito de desviar verbas que deveriam ser aplicadas na educação fluminense. O deputado Thiago Rangel permanece à disposição da Justiça enquanto o processo avança.

Leia também