Um incidente ocorrido em Salvador chama atenção pela ação da Guarda Civil Municipal (GCM) que está sendo investigada após a acusação de ter agredido um vendedor no bairro de Santo Antônio Além do Carmo. O fato se deu na quinta-feira, dia 28, e ganhou visibilidade após a divulgação de um vídeo.
No vídeo, acessado pelo Portal A TARDE, observa-se funcionários da GCM segurando um vendedor, enquanto operários da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) recolhiam suas mercadorias. Durante o processo, o desespero do comerciante fica evidente ao presenciar a apreensão de seus produtos. Em um determinado momento, um agente da GCM é flagrado agredindo o homem com um tapa no rosto.
A reação das pessoas presentes não tardou, com várias manifestações de repúdio contra a ação dos agentes. A cena causou indignação e colocou em questão as práticas adotadas pela Guarda no tratamento com a população.
Em resposta à situação, a Guarda Civil Municipal se pronunciou por meio de uma nota, confirmando que estava ciente do ocorrido e enfatizou sua posição de não concordar com ações que infrinjam os princípios legais. A GCM informou também que o caso foi encaminhado à Corregedoria para que as apurações necessárias sejam realizadas, garantindo que o processo seguirá assegurando o princípio do contraditório e da ampla defesa.