Connect with us

Esportes

Prefeitura demole residência do artista plástico Frans Krajcberg e governo da Bahia repudia: ‘Ação criminosa’

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Na última quarta-feira (10), a Prefeitura de Nova Viçosa, cidade localizada no extremo sul da Bahia, destruiu a residência do artista plástico polonês Frans Krajcberg. O Governo do Estado demonstrou repúdio pela ação e classificou a destruição como criminosa.

O artista era radicado em Nova Viçosa e deixou seus bens e espólio para a Bahia, por meio de um testamento. No local, estava parte do acervo criado por Frans, que estava sob salvaguarda do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), para a conservação e perpetuação do seu legado.

Ainda no testamento, ele deixou o acervo de obras de arte para ser administrados pelo Estado da Bahia. O governo, por intermédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), pediu reforço policial na terça-feira (9), e prestou queixa na delegacia, contra a tentativa de derrubada, que foi realizada posteriormente.

Em nota, o governo do estado alegou que “o ato ilegal da prefeitura de Nova Viçosa atenta não apenas contra decisão judicial expressa, como também viola a memória do grande artista”. A PGE tomará medidas judiciais e extrajudiciais pelo caso. A prefeitura não expôs nenhuma opinião sobre a situação.

Mais Lidas