Connect with us

Esportes

Polo Industrial localizado em Camaçari faz 44 anos de competitividade e ampliação de atividades

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

A operação no então Polo Petroquímico de Camaçari iniciou em 29 de junho de 1978. Desde então, muita coisa aconteceu e marcou a história do complexo e, por conseguinte, da Bahia. Devido ao empreendimento, o estado obteve uma base industrial consistente e com conexão com o mercado do mundo inteiro. Com a chegada da Ford, em 2001, o ambiente trocou de nome e passou a ser chamado de Polo Industrial de Camaçari.

“É o primeiro complexo petroquímico planejado do Brasil. A concepção é de uma central de matéria-prima a partir da nafta e entregando esses produtos para as indústrias de 2º geração por tubo. Todas as empresas estão interligadas a uma central de tratamento de efluentes. A maioria dos produtos fabricados eram importados e hoje são abastecidos pelas empresas do próprio Polo”, revelou Roberto Fiamenghi, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia

A infraestrutura e condições fundamentais para operações de grande porte do Polo de Camaçari encanta muitos investidores. O rastreio permanente de níveis cada vez mais altos de competitividade tem sido a receita para ampliar as atividades. A notoriedade econômica do complexo pode ser mensurada pela grandeza de seus apuramentos: São aproximadamente US$ 16 bilhões em investimento global, faturamento de aproximadamente US$ 15 bilhões/ano e responsável por 30% do total exportado pela Bahia.

Mais Lidas