Connect with us

Cenário Político

ALERTA! Varíola do macaco pode chegar ao Brasil em breve; saiba mais

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

O surgimento de surtos de varíola dos macacos tem preocupado os brasileiros sobre a possibilidade de casos da doença serem identificados no país. Até o momento, já foram confirmados mais de 100 casos em pelo menos 16 países fora da África.

Na América do Sul, a primeira suspeita foi registrada no domingo (23) na Argentina, o paciente é um morador da província de Buenos Aires, que se encontra em um bom estado, está em isolamento e recebendo tratamento para os sintomas.

O Brasil não tem registro da doença ainda, mas o vírus foi identificado em um brasileiro de 26 anos na Alemanha, vindo de Portugal, após passar pela Espanha.

Para epidemiologistas ouvidos pela BBC News Brasil, casos podem ser identificados por aqui em breve.

A varíola de macacos pode chegar ao Brasil em pouco tempo“, afirma a epidemiologista Ethel Maciel, professora da Universidade Federal do Espírito Santo. “É possível até mesmo que alguma pessoa infectada já tenha entrado no país, vinda dos locais onde há casos.”

“Varíola Dos Macacos Causa Coceira Dolorida, Que Provoca Lesões, Mas A Tendência É De Que O Quadro Acabe Em Poucas Semanas”

“Estamos em estado de alerta”

Ao contrário do novo coronavírus ou até mesmo da varíola humana, em que o patógeno é altamente transmissível, a varíola dos macacos é menos contagiosa.

“Até onde sabemos, a varíola de macacos não é o tipo de doença que se pega de alguém contaminado no elevador, por exemplo. Diferentemente da covid-19, isso não acontece tão facilmente”, explica

Até onde se sabe, o vírus é transmitido principalmente por meio de contatos próximos e trocas de fluidos corporais. Muitos dos casos na Europa parecem estar ligados à transmissão sexual. Todas as vias possíveis estão sendo estudadas, como a transmissão indireta por meio de objetos contaminados e até aerossóis.

Mais Lidas