Connect with us

Cenário Político

“Lula vai acabar com a guerra tomando cerveja”, ironiza Bolsonaro

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ironizou nesta segunda-feira, 2, uma fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizendo que o petista irá “acabar com a guerra da Ucrânia tomando cerveja”.

A fala foi feita por Bolsonaro em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, onde se encontrou com apoiadores.

“A cara de pau dele (Lula) me culpar por inflação. A inflação vem do fique em casa a economia a gente vem depois. E ele vai acabar com a guerra da Ucrânia tomando cerveja”, disse o presidente.

Bolsonaro se referiu a uma declaração de Lula dada em 30 de março de 2022, num evento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Na ocasião, o petista questionou a quem interessava a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

“A razão dessa guerra, por tudo o que eu compreendo, que eu leio e que eu escuto, seria resolvida aqui no Brasil em uma mesa tomando cerveja. Teria sido resolvido aqui, senão na primeira cerveja, na segunda. Se não desse na segunda, na terceira. Se não desse na terceira, até acabarem as garrafas a gente ia fazer um acordo de paz”, disse.

Na ocasião, a assessoria de Lula disse que o ex-presidente apenas defendeu a resolução de conflitos por meio do diálogo e não de guerras. “Conversar em torno de uma cerveja foi uma metáfora para diplomacia e diálogo”, afirmou a assessoria.

Outro pré-candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT), também havia criticado a fala de Lula sobre a guerra entre a Rússia e Ucrânia.

“Uma tragédia humanitária acontecendo, uma guerra… Falando que cerveja é o remédio que ele recomenda para acabar com a guerra na Ucrânia. Veja que cenas patéticas de demagogia. […] Isso me causa mais do que vergonha alheia. Isso me causa náuseas”, afirmou o pedetista.

Lula e Bolsonaro devem disputar a Presidência neste ano e estão liderando todas as pesquisas de intenção de voto, indicando que devem estar no segundo turno.

Mais Lidas