Connect with us

Cenário Político

Alckmin é adversário, mas podemos construir interesse juntos, diz Lula

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira que Geraldo Alckmin é um adversário, mas que o fato não impossibilita uma aliança política. Alckmin é cotado para ser o vice de Lula nas eleições presidenciais de 2022.

Durante entrevista para a Rádio Som Maior, de Criciúma, Lula repetiu que, se eleito, vai “abrasileirar” o preço da gasolina e criticou a importação de fertilizantes, o que, segundo ele, demonstra a “subserviência” do governo Jair Bolsonaro (PL).

“É triste você ter um governo que não pensa na soberania nacional, que só trabalha pensando na subserviência, na dependência. Isso não faz uma nação ser grande.”

O ex-presidente Lula afirmou hoje que não há motivo para que o preço combustível seja atrelado ao dólar. É a terceira vez que ele diz que, se eleito, vai “abrasileirar” o preço dos combustíveis.

“O preço dos combustíveis tem que ser nacionalizado. Não existe razão para o preço dolarizado. Depois do pré-sal, o Brasil se tornou autossuficiente, mas agora abriu mão de sua soberania, estão destruindo a Petrobras”, disse Lula.

A atual política de preços da Petrobras segue o valor do barril no mercado internacional. Por isso, oscilações no exterior acabam tendo impacto para o consumidor brasileiro.

No começo deste ano, o preço do petróleo atingiu a máxima em sete anos, impulsionado por perturbações na oferta, tensões geopolíticas e aumento da demanda.

Críticos da paridade internacional alegam que ela aumenta o lucro dos acionistas às custas do consumidor, que no fim paga pela alta do dólar e do petróleo. Defensores da política afirmam que essa é a melhor maneira de atrair investimentos, garantir o abastecimento e estimular a concorrência.

Mais Lidas