Connect with us

Cenário Político

Moraes suspende Telegram no Brasil por ‘desprezo à Justiça brasileira’

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ordenou hoje a suspensão do Telegram em todo o Brasil. Segundo o magistrado, o aplicativo tem deixado de cumprir ordens do Supremo desde janeiro, especialmente em relação aos perfis de Allan dos Santos, dono do canal Terça Livre, investigado na Corte e foragido nos Estados Unidos.

Moraes tomou a decisão a pedido da PF (Polícia Federal). Segundo o despacho do ministro, o Telegram tem demonstrado “total desprezo à Justiça brasileira“. A ordem do ministro é para que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tome “todas as providências necessárias para a efetivação da medida” em até 24 horas.

De acordo com Moraes, a PF vinha reclamando da ausência de resposta do Telegram aos pedidos de suspensão dos perfis de Allan dos Santos. No final de fevereiro, após ordem de Moraes, o Telegram chegou a bloquear três perfis do jornalista, mas não comunicou isso às autoridades, e ainda estaria ignorando outros pedidos da Justiça.

Segundo afirmou a PF, o Telegram é “notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países, inclusive colocando essa atitude não colaborativa como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal“.

Mais Lidas